14ª CINEOP ABRE INSCRIÇÕES DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E FILMES PARA A MOSTRA EDUCAÇÃO

Estão abertas as inscrições para Projetos Audiovisuais Educativos e para seleção de Filmes para a Mostra Educação, a serem exibidos na 14ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, em parceria com o XI FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site universoproducao.com.br/inscricoes até o dia 15 de abril, às 23:59 horas, horário de Brasília. Este ano, os filmes e projetos propostos devem se relacionar com a temática "Mulheres: terra e movimento". Em 2019, o Encontro da Educação propõe abordar a atuação das mulheres, com foco nas intervenções das mulheres desde os lugares específicos onde vivem e também nas intervenções que elas empreendem nos espaços públicos. A motivação é buscar compreender como, lançando mão do cinema, as mulheres estabelecem relações com os espaços, com as regiões, territorialidades e com as terras onde se situam.

Os interessados em ter seu projeto exposto e discutido dentro da programação - dividida nas categorias "As Mulheres e a Terra", "Mulheres na Escola" e "Potência Pedagógica das Reflexões Feministas e Interseccionalidades (Classe, Gênero e Raça)" - devem preencher a ficha disponível no site e disponibilizar as informações solicitadas para avaliação de uma comissão eleita pela organização do evento e da Rede Kino. Poderão se inscrever quaisquer proponentes que representem atividades de produção e socialização da cultura audiovisual e educação.

Já para os interessados na Mostra Educação, que tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, destaca-se o interesse no tema MULHERES, especialmente as relações que elas experimentam com os espaços, as regiões, os territórios, as terras e também com os movimentos nos quais se engajam, sejam eles considerados feministas ou não. Poderão ser inscritos filmes produzidos em contexto escolar – por estudantes, professores ou cineastas.

  ***


14ª CINEOP MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO


Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual nacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 14ª edição em 2019 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil que oferece uma programação abrangente e gratuita que inclui homenagens, exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e, ainda, realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação, o  Fórum da Rede Kino.

 

XI FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual


A Rede KINO é formada por um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do campo da educação, do cinema e do audiovisual. Desde 2009 vem promovendo um Fórum anual para debate e reflexão sobre o audiovisual e a educação, sendo acolhido em 2010 pela Mostra de Cinema de Ouro Preto. O Fórum busca um diálogo com as demais ações da Mostra e tem como foco a criação de um espaço de discussão que relacione o cinema e a educação a partir da apresentação de propostas de produção audiovisual e problemas teórico-metodológicos. As discussões anualmente realizadas no âmbito do Fórum têm refletido na criação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas, publicações, projetos e filmes que impactam diretamente os espaços formais e não-formais de ensino no país. 

Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público.