DRAMATURGIAS DO CORPOESPAÇO

Instrutor(a): Marcelo Arquino

Faixa etária: A partir de 18anos

Carga horária: 10h30

Número de vagas: 30

Conteúdo programático:

Data: 15 e 17 de junho
Horário: 10h às 13h

Objetivo: Proposta de treinamento, improvisação e composição para interpretes, que transita na fronteira entre diferentes formas de expressão artística. Uma possibilidade de entendimento do corpo não apenas como um instrumento de trabalho, mas como um fronteira constantemente tensa entre o homem e o mundo. Esta proposta de estabelecimento de um território livre na fronteira entre linguagens e plataformas de expressão artística que chamo de Corpo espaço Afetivo, e que se propõe a ser um lugar de criação, trocas e afetos, é o resultado de muitos anos de observação e pesquisa sobre os elementos de composição cênica e principalmente sobre as tensões na relação do corpo com o espaço, na busca de um estado de presença forte, potente, vivo. É a consequência de um olhar sobre a cena, onde procuro aliar a teoria e a prática entendendo a arte como um fenômeno que acontece na tensão entre o homem e o mundo, na tentativa de buscar novos códigos de comunicação e de afirmação de nosso discurso sobre o tempo.

 
Conteúdo programático:

Dramaturgias do Corpoespaço é uma proposta de oficina de composição que utiliza várias técnicas, métodos e processos de trabalho, partindo sempre do acesso á memória e á biografia como fonte de inspiração criativa. Um olhar sobre a cena profundamente comprometida com a contemporaneidade que busca em procedimentos como os Viewpoints de Anne Bogart, a dança/teatro de Pina Bausch e o olhar afetivo sobre o corpo no mundo proposto por Klaus e Angel Vianna, a qualificação do estado de presença do atuador na cena, e afirmação potente de um discurso sobre o nosso tempo.

Trabalho prático direcionado para atores, bailarinos e cantores, dividido em 3 encontros de 3 horas e meia cada um.

ENCONTRO1 – O CORPO - Estabelecimento da base, o olhar para o centro de força e as possibilidades de afeto na relação com o outro.

ENCONTRO 2 – O ESPAÇO – Estabelecer a arena, atravessar o espaço em todos os sentidos, qualificar as relações de tensão. Potencializar a presença.

ENONTRO 3 - OS AFETOS – Dançar com a memória do corpo. Jogar com o outro, para o outro, pelo outro.

Pré-requisitos:

Atores, bailarinos e cantores com alguma experiência artística interessados em uma proposta prática de treinamento e composição. Disponibilidade para prática de exercícios físicos.

IMPORTANTE: todos devem usar roupas confortáveis para a prática de exercícios, discretas sem estampas, letreiros ou cores muito chamativas. Qualquer problema físico ou de saúde deve ser previamente informado.