WORKSHOP - ICAIC : UM OLHAR CUBANO SOBRE AS DITADURAS LATINO-AMERICANAS. ANALISANDO OS NOTICIEROS LATINOAMERICANOS

Instrutor(a): Camila Arêas

Faixa etária: A partir de 18anos

Carga horária: 6h

Número de vagas: 40

Conteúdo programático:

Data: 16 de junho
Horário: 10h às 17h30 (intervalo para almoço de 12h30 às 14h)

Objetivo: Na continuidade do debate sobre o trabalho de restauração dos arquivos de cinejornais do ICAIC (Instituto Cubano das Artes e Industrias Cinematográficas) empreendido pelo INA (Instituto Nacional do Audiovisual/França) desde 2013 e discutido em edição anterior da Mostra de Ouro Preto, esta oficina se constitui como um espaço de trabalho coletivo de análise e de reflexão crítica sobre o tratamento científico dos cinejornais  – El Noticiero latinoamericano – produzidos pelo ICAIC entre 1960-1990. Propomos aos participantes de nos debruçar sobre o conteúdo (imagens, sons, discursos) das emissões do El Noticiero cobrindo as atualidades latino-americanas com o objetivo de analisar a transformação da narrativa cine-jornalística cubana num período histórico marcado pela instauração de regimes militares em diversos países da região.

 A presente oficina, voltada para estudantes, pesquisadores e arquivistas audiovisuais, busca valorizar um arquivo audiovisual fundamental na construção de uma memória coletiva do continente e na própria construção de uma ideia de latinoamericanidade. A partir de uma reflexão sobre a genealogia e a circulação das imagens jornalísticas através das fronteiras de nosso subcontinente, pretende-se retraçar as origens e as trajetórias percorridas pelas mesmas e compreender como foram apropriadas na narrativa fílmica do El Noticiero segundo novas significações ideológicas.

 A oficina será realizada em dois tempos. Num primeiro, apresentaremos as ferramentas teóricas e metodológicas que nos permitirão trabalhar e analisar as imagens e discursos vinculados. Aqui nos basearemos sobretudo nos estudos da semiótica. Num segundo momento, a oficina ganhará um aspecto mais prático, onde analisaremos conjuntamente uma série de cinejornais pensando a circulação e a genealogia dessas imagens a partir do arcabouço teórico adquirido.

Pré-requisitos:

Não há.