Seminário

MUDANÇAS TECNOLÓGICAS, OPORTUNIDADE E DESAFIOS: DOCUMENTOS CORRELATOS E VALORIZAÇÃO DE COLEÇÕES
Temática Preservação

Data: 24/06 | sábado
Hora: de 14h30 às 17h
Hora: 14h30
Local: Auditório I – 2º andar - Centro de Convenções

Os acervos e coleções conservados pelos diferentes arquivos vão, em geral,  muito além das obras audiovisuais. Ao lado de filmes e outros documentos audiovisuais, podemos encontrar uma enorme quantidade de documentos que acompanham as diferentes etapas de produção e recepção dessas obras. Notas de produção, storyboards, roteiros, releases de imprensa, entrevistas, fotografias, cartazes, etc. Toda uma vasta e rica documentação que costumamos denominar, sem muita precisão, de documentos correlatos ou anexos. Estes documentos, fundamentais para a compreensão e contextualização das obras audiovisuais, tem sido objetos de importantes projetos de digitalização e de valorização.  Além disso, as tecnologias digitais têm favorecido a criação de novas formas de valorização das coleções e obras permitindo uma renovação nos processos de comunicação e interação com o público.

Convidados:
Albertina Otávia Lacerda Malta – coordenadora-geral do Centro de Documentação e de Pesquisa da História Brasileira/Cehibra, da Fundação Joaquim Nabuco e diretora de Relações Institucionais da ABPA | PE
Claudia Lacombe Rocha – especialista em Gestão de Documentos – Arquivo Nacional | RJ
Gabriela Queiroz – coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa – Cinemateca Brasileira – Banco de Conteúdos Culturais | SP (a confirmar)
Thiago Veloso Vitral – superintendente do Arquivo Público Mineiro | MG

Mediadora: Miriam Paula Manini – professora UnB | DF