CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
O EVENTO QUE TRATA CINEMA COMO PATRIMÔNIO
O EVENTO DA PRESERVAÇÃO, MEMÓRIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO.

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto completa,em 2020, 15 anos de realização. Pioneira desde sua criação (2006) a enfocar a preservação audiovisual, memória, história e a tratar o cinema como patrimônio, reafirma o propósito de ser um instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

Em razão da pandemia de Covid-19, este ano a CineOP acontecerá, pela primeira vez, em ambiente online, de 3 a 7 de setembro (www.cineop.com.br) com toda a programação gratuita.

Uma Mostra de Cinema promove o encontro da cadeia produtiva do audiovisual, seja no formato presencial, seja no formato digital. Cada formato tem as especificidades próprias, linguagens e experiências diferentes, que em algum momento, se cruzam e se complementam. Na internet, vamos expandir nossa atuação, ampliar o alcance e engajamento do público, proporcionar mais visibilidade e acesso ao conteúdo.

A programação da CineOP está estruturada em três temáticas centrais: Preservação, História e Educação.  Integram a programação exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, debates, oficinas, shows musicais. O evento promove em suas edições anuais, o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.