DEBATES NA 20ª CINEOP TRATAM DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL, A ESCOLA COMO LUGARES DE MEMÓRIA E A INVENTIVIDADE NO HUMOR FEMININO
Publicado em 21 jun 2025
Programação reúne 137 profissionais no centro de 34 debates e rodas de conversa nos eixos temáticos de Preservação, História e Educação da 20ª CineOP
A 20ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, entre 25 e 30 de junho, transforma a histórica cidade mineira em um polo de reflexão sobre o cinema brasileiro. Com entrada gratuita e programação de exibições, debates, oficinas e mostra, o evento celebra duas décadas de compromisso com a preservação audiovisual, a educação e a história do cinema nacional. Sob o tema central “Preservação e Educação: A Alma Viva do Cinema Brasileiro”, a Mostra promove o 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: XVII Fórum da Rede Kino, com mais de 130 especialistas para discutir políticas públicas, formação profissional, tecnologia, clima e o papel do cinema como ferramenta pedagógica.
Uma série de debates e rodas de conversa expandem a programação para além das sessões de cinema, reunindo convidados e participantes em torno dos temas gerais de cada recorte: na Temática Histórica, “As mulheres no humor do cinema brasileiro”; na Temática Preservação, “Criar memória”; e na Temática Educação, “Lugares de memória: acervos e acesso”.
SESSÃO DE ABERTURA
No dia 27 de junho, às 10h, o debate inaugural “Preservação e educação: a alma viva do cinema brasileiro” abre o 20º Encontro Nacional de Arquivos e o XVII Encontro da Educação com uma reflexão profunda sobre a preservação e a educação como pilares essenciais do cinema nacional. A discussão propõe estratégias para fortalecer o acesso e a contextualização do patrimônio audiovisual envolvendo Estado e sociedade. Participam Durval Angelo (conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais), Jandira Feghali (deputada federal), Joelma Gonzaga (secretária do audiovisual – MinC), Luciano Campos da Silva (reitor da UFOP), Paulo Alcoforado (diretor da Ancine) e Cesar Callegari (presidente do Conselho Nacional de Educação). A mediação é de Laura Bezerra, professora e pesquisadora da UFRB.
ENCONTRO DE ARQUIVOS
No dia 26, às 10h, a mesa “Formação em preservação audiovisual no Brasil” discute a expansão ainda tímida da formação neste setoer, essencial para salvaguardar a memória cultural e histórica do país. A conversa deve propor estratégias para ampliar a oferta de formação, preparando profissionais para os desafios contemporâneos da preservação e fortalecendo o audiovisual como parte da cadeia produtiva cultural. Participam Cris Gonçalves (coordenador da Escola de Audiovisual – Vila das Artes), Frederick Magalhães (professor e diretor do IFAC/UFOP), Rafael de Luna Freire (professor e coordenador do LUPA-UFF) e Virginia Flores (professora e pesquisadora da Unila). A mediação é de Daniela Giovana Siqueira, professora e pesquisadora da UFMS.
No mesmo dia 26, às 15h30, o debate “Políticas públicas e proposições para a preservação audiovisual” apresenta os avanços do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV/MinC), no biênio 2023-2025. A mesa destaca o Relatório de Gestão, o lançamento de um calendário de ações formativas para capacitação técnica e a oficialização da Rede Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais, iniciativa que fortalece a governança colaborativa para preservação e acesso a acervos públicos. Participam Daniela Fernandes (diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da SAV/MinC), Rodrigo Archangelo (coordenador de Pesquisa e Catalogação Audiovisual da Cinemateca Brasileira) e Valquiria Salgado Quilici (coordenadora-geral do CTAv). José Quental, curador da Temática Preservação, conduz a mediação.
Por conta das duas décadas de realização da CineOP, o evento vai celebrar nomes importantes em sua trajetória e a própria referência da Mostra dentro das discussões de preservação no Brasil. No dia 27, às 14h30, o debate “Trajetórias em foco: João Luiz Vieira e Maria Angélica dos Santos na construção da CineOP” celebra as contribuições de dois intelectuais fundamentais para os 20 anos da Mostra. A mesa destaca o impacto de ambos na formação de novas gerações de profissionais, na valorização do cinema como patrimônio e na construção de pontes entre preservação, criação e ensino. Participam Isaac Pipano (professor e pesquisador da UFF), João Luiz Vieira (professor de cinema da UFF), Maria Angélica dos Santos (socióloga e educadora) e Rafael de Luna Freire (coordenador do LUPA-UFF). A mediação é do jornalista Marcelo Miranda.
Ainda no dia 27, às 16h30, a mesa “20 anos de CineOP: a criação de um lugar de memória” faz um balanço crítico das duas décadas da Mostra, consolidada como um espaço único de articulação entre profissionais, instituições e esferas governamentais. A sessão avalia as contribuições da CineOP para a preservação audiovisual, com relatos de participantes de diferentes edições destacando ações concretas e seu impacto político na formação e implementação de políticas públicas. Participam Daniela Santana Fernandes (diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da SAV/MinC), Débora Butruce (preservadora e vice-presidenta da ABPA), Fernanda Coelho (conservadora audiovisual), Milene Gusmão (professora e pesquisadora do LESB), Raquel Hallak (CEO da Universo Produção) e Wenceslao Oliveira (professor da Unicamp). A mediação é de José Quental.
No dia 28, às 9h30, a mesa “A crise climática e os desafios para a preservação audiovisual” aborda os impactos de eventos climáticos extremos, como enchentes, incêndios e elevação do nível do mar, na conservação de acervos. A discussão propõe repensar estratégias de preservação, planejamento de riscos e sustentabilidade, destacando a urgência de políticas públicas para proteger o patrimônio cultural em um cenário de mudanças climáticas. Participam Adauto C. Soares (coordenador da Área Programática de Comunicação e Informação da UNESCO), Luciana Macêdo (chefe de Divisão de Sustentabilidade do IBRAM), Rita Mesquita (secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente) e Welington Silva (diretor do MuseCom). A mediação é de Fernanda Coelho, conservadora audiovisual e museóloga.
No dia 29, o painel “Novas Tecnologias Aplicadas à Preservação Audiovisual” reúne especialistas e representantes de empresas que atuam no desenvolvimento de soluções para o setor. O encontro propõe uma reflexão sobre os impactos da consolidação do digital, o crescimento exponencial da produção audiovisual e as questões técnicas e éticas que envolvem a curadoria, o armazenamento e a gestão de arquivos digitais. Participam da discussão profissionais do IBRAM, Media Portal, OAIS Cloud e Piql South America, com mediação de Ines Aisengart Menezes, diretora técnica da ABPA.
No dia 30, na Temática Preservação, às 14h, acontece a apresentação de cases de restauro, com uma amostra de projetos de preservação realizados no último ano, com destaque para os curtas de Abrão Berman (MIS-SP) e os longas “O Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil” (1973) e “*A Mulher de Todos” (1969), exibidos na programação. O bate-papo promove trocas entre profissionais e participantes do Encontro de Arquivos e explora os processos técnicos e desafios do restauro audiovisual. Participam Affonso Beato (diretor de fotografia), Débora Butruce (preservadora e vice-presidenta da ABPA), Denise Miller (restauradora da Link Digital), Helena Ignez (atriz e cineasta) e José Maria Lopes (MIS-SP). A mediação é de Mauro Domingues, especialista em preservação audiovisual da SAV/MinC.
Fechando os debates do Encontro de Arquivos, no dia 30, às 16h, a mesa “Do rolo ao reels: redes sociais e preservação audiovisual” explora como as redes sociais transformam a relação com o cinema brasileiro e criam novas dinâmicas de interação por meio de memes e montagens. A discussão questiona o estado de preservação das imagens usadas nesses conteúdos e como transformar essas práticas em ferramentas de conscientização sobre a importância da preservação. Participam Lucas Morais (criador do Cinema Brasileiro Out of Context), Marine Milani (museóloga) e Scfimoon (criador de conteúdo). A mediação é de Débora Butruce, preservadora audiovisual e vice-presidenta da ABPA.
DIÁLOGOS COM A SAV/MINC | LANÇAMANETO DA REDE NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS
Reafirmando seu papel como espaço estratégico para a formulação e o fortalecimento de políticas públicas de preservação e difusão audiovisual, a 20ª CineOP recebe uma ampla programação realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC). No dia 26 de junho, acontece o debate “Diálogos da Preservação – Ações da SAV 2023-2025”, que apresenta ao público as principais iniciativas em curso, como o Programa de Preservação do Audiovisual Brasileiro, ações formativas voltadas ao setor e o programa de intercâmbio de profissionais. As apresentações serão conduzidas por representantes da SAV/MinC e da Cinemateca Brasileira, com mediação de José Quental, curador da Temática Preservação.
No dia 27 de junho, a SAV/MinC realiza o lançamento oficial da Rede Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, com a apresentação da portaria que institui a Rede e do diagnóstico das visitas técnicas a instituições de memória vinculadas ao Sistema MinC. Já no dia 28 de junho, acontece o 1º Encontro da Rede Nacional, reunindo representantes de cinematecas, museus e arquivos de todo o país para discutir desafios, compartilhar experiências e fortalecer ações colaborativas em torno da salvaguarda e do acesso ao patrimônio audiovisual.
Ainda no sábado, dia 28, em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a SAV/MinC promove o lançamento da 65ª edição da revista Filme Cultura, com a temática “Cinema Mais: o audiovisual LGBTQIA+”. O encontro contará com a presença de Joelma Gonzaga (Secretária do Audiovisual – MinC), da atriz Anne Mota e da editora da revista, Lina Távora, com mediação do jornalista Marcelo Miranda. A publicação destaca a diversidade e a urgência de políticas de inclusão, enfrentamento à desinformação e fortalecimento da representatividade no audiovisual brasileiro.
ENCONTRO DA EDUCAÇÃO
No dia 26, às 10h, a mesa “Apresentação de projetos audiovisuais educativos: Memórias de processos e práticas escolares” destaca o papel da criação e curadoria de acervos audiovisuais nas escolas como ferramentas para construir lugares de memória. Projetos apresentados vão mostrar como esses materiais permitem aos estudantes resgatar suas histórias e refletir sobre identidades culturais. Participam Kate Lane Costa de Paiva (Iyalodé/UFF), Nathan Moretto Guzzo Fernandes (UFES/EEEM Elza Lemos Andreatta), Dulce Mirian Zorzenon (Unicamp), Gabriela do Amaral Peruffo (IFRS) e Luciano Dantas Bugarin (UFRJ). A mediação é de Adriana Barbosa, coordenadora da Rede Kino.
Ainda no dia 26, às 15h30, o debate “Acervos e curadorias no contexto do Programa Nacional de Cinema na Escola” avalia os avanços da Lei 13.006/2014, que determina a exibição de duas horas mensais de cinema brasileiro nas escolas. A mesa discute como viabilizar o acesso a acervos e curadorias para fortalecer a implementação do Programa Nacional de Cinema na Escola, proposto no último Fórum da Rede Kino. Estarão presentes Lia Bahia (professora e pesquisadora da UFF), Milena Evangelista (diretora de Formação e Inovação da SAV/MinC), Raquel Franzim (coordenadora geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação) e Tatiana Carvalho Costa (presidenta da APAN). A mediação é de Adriana Barbosa.
No dia 28, às 9h30, “Apresentação de projetos audiovisuais educativos: Outros olhares – experiências expandidas com cinema apresenta iniciativas que valorizam narrativas de mulheres, crianças, juventude negra, comunidade LGBTQIAP+ e trabalhadoras domésticas em espaços acolhedores, com o cinema como ferramenta de expressão, reflexão e compartilhamento de vivências. Na mesa estarão Ally Collaço (UFSC), Elisa Alcocer (SP), Flávia Arbiser (Taller de Cine “Subi Que Te Veo”, Argentina), José Douglas Alves dos Santos (UFSC) e Rafael de Amorim Albuquerque e Mello (Sesc Minas). A mediação é de Damaris da Cruz Guedes, coordenadora da Rede Kino.
No dia 30, às 9h30, o encontro “Um plano de cinema, um plano de aula” celebra o centenário do cineasta argentino Fernando Birri, considerado o pai do novo cinema latino-americano, com a exibição de “Tire Dié” (1958). O filme registra crianças de Santa Fé pedindo moedas aos passageiros de um trem e transforma um gesto social em cinema. A discussão a seguir explora como o cinema de Birri inspira práticas educativas. Participam Cleber Eduardo (curador da Temática Histórica) e María Silvia Serra (professora de Pedagogia da Universidad Nacional de Rosario). A mediação é de Maira Norton, coordenadora da Rede Kino.
No mesmo dia, às 15h, acontece a “Apresentação de projetos audiovisuais educativos: Acervos de projetos – reflexões políticas e pedagógicas”, com iniciativas que fortalecem a presença do cinema nas escolas e comunidades com foco em letramento audiovisual e impacto cultural. Os projetos discutem a integração do cinema ao currículo escolar e seu potencial transformador. Participam Eronilde dos Santos Cunha (PROCINE), Kelly Maia Cordeiro (UFMS), Filipe Gonçalves (Macacucine), Rosiane de Jesus Dourado (Colégio Pedro II) e Robert William Roma (UFRB). A mediação é de Liana Lobo, coordenadora da Rede Kino.
RODAS DE CONVERSA
No dia 26, às 11h30, a roda de conversa “O Humor das Mulheres” celebra a parceria entre a cineasta Anna Muylaert e a atriz Marisa Orth, homenageada desta 20ª CineOP. A mesa debate como o humor inteligente e político de Muylaert e a versatilidade de Orth criaram personagens marcantes. A discussão destaca o impacto cultural dessa colaboração, com ênfase na comicidade como forma de crítica social. Participam Anna Muylaert (cineasta) e Marisa Orth (atriz), com mediação de Cleber Eduardo.
No dia 27, às 11h30, a roda “Elas dirigem o riso – Parte I” mergulha no pioneirismo das realizadoras dos anos 1980, como Tereza Trautman e Ana Carolina, que romperam barreiras no território masculino da comédia com abordagem rebelde e iconoclasta. A mesa conecta essas precursoras a uma nova geração de cineastas que exploram a experimentação estética, discutindo como suas obras abriram caminhos para sucessos comerciais e narrativas inovadoras. Participam biarritzzz (diretora e artista), Clara Anastácia (roteirista e diretora), Fernanda Chicolet (atriz e roteirista da Arte In Vitro Filmes), Gisella de Mello (cineasta), Sabrina Fidalgo (diretora da Fidalgo Produções) e Sandra Kogut (diretora da Marola Filmes).
No dia 28, às 11h30, “Elas dirigem o riso – Parte II” dá continuidade à discussão, explorando a diversidade de estilos e a ousadia humorística de diretoras que transformaram a comédia brasileira. A mesa reflete sobre como essas cineastas, desde os anos 1980 até a atualidade, criaram narrativas contra as convenções e consolidaram o humor como espaço de inventividade e crítica. Participam Betse de Paula (diretora e roteirista da Aurora Cinematográfica), Cris D’Amato (diretora), Eliana Fonseca (diretora, roteirista e atriz), Juliana Antunes (diretora, roteirista e produtora) e Tereza Trautman (diretora geral da CINEBRASILTV). Ambas as rodas de “Elas dirigem o riso” contam com mediação de Juliana Gusman.
No dia 29, às 10h30, a roda “Elas se divertem” celebra a versatilidade de atrizes que transcendem o simples ato de fazer rir e modulam com maestria os matizes da comédia no cinema brasileiro, numa cultura humorística cada vez mais transmidiática alimentada por cinema, teatro, televisão, redes sociais e stand-up. Participam Ale McHaddo (diretora e roteirista), Helena Ignez (atriz e cineasta) e Inês Peixoto (atriz), com mediação de Cleber Eduardo.
INFORMAÇÕES
Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no site oficial: www.cineop.com.br
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SERVIÇO
20ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
25 a 30 de junho de 2025
Centro de Artes e Convenções da Ufop
Praça Tiradentes
Cine- Museu da Inconfidência
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Patrocínio: Itaú, Codemge/Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto e Instituto Universo Cultural, Casa da Mostra
Idealização e realização: Universo Produção
MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO