• EXIBIÇÃO DES FILMES | CURTAS

         

LA PACHA E SUA CERIMÔNIA

Título original: La Pacha y suceremónia (4′)

 

Este é um dos quatro curtas que compõem a série PACHA: BARRO SOMOS, (os outros curtas podem ser assistidos na programação on-line). Trata-se de uma série de animação em argila que narra episódios característicos da cultura andina do norte de nosso país. Estrelando o “Pacha”, a própria terra em movimento, que, capítulo por capítulo, revela os personagens e tradições de uma cultura milenar que ainda hoje está viva. Feito à mão com argila dos solos da Quebrada de Humahuaca com a técnica de animação quadro a quadro.

 

  • Prêmio menção especial para PACHA, BARRO SOMOS no ArteNonStopFestival /BA2019 –International Film & Art Festival. Argentina ( 2019)

 

 

TERRA ANIMADA | Episódio 1

Título original: Tierra Animada: 1. Em Huacalera (Quebrada)

 

Serie Documental, Animação, Caráter social, didático-educativo/ 26min /2012, Argentina, 2012

 

Direção Geral: Aldana Loiseau e Violeta del Río.

 

Este é o primeiro de quatro episódios filmados no Norte da Argentina em 2012. (Os outros episódios podem ser assistidos na programação on-line). Cada capítulo foi filmado numa escola diferente, lá as crianças criam seus próprios filmes em uma oficina de cinema e ao mesmo tempo nos contam sobre a terra e seus ciclos naturais, resgatando a história oral do lugar.

 

O primeiro episódio “A terra dá frutos” # 1 Humahuaca: Um dia nos campos e na colheita das colheitas leva um grupo de crianças a construir uma história que conta a história do momento em que a terra dá frutos. Um olhar fresco e imaginativo sobre um pequeno filme cheio de humor, metáforas e boa música.

 

 

Menção especial para no Festival de Cine Político de Buenos Aires/BUENOS AIRES-Argentina ( 2013)

Prêmio Menção Especialpor “Melhor resgate da identidade regional” em FECICO/BUENOS AIRES -Argentina.(2014)

Prêmio Menção Especial no Festival de MendozaProyecta. (2014)

Prêmio Señal Espiello Chicorrón para no Festival Internacional de Documental Etnográfico de Sobrabe, Espanha (2015)

 

 

  • MASTERCLASS INTERNACIONAL

 

Convidada internacional: Aldana Loiseau – animadora, cineasta, fotógrafa e professora – Humauaca/Jujuy – ARGENTINA

 

Tema: A MÃE TERRA E AS TRADIÇÕES COMO PROTAGONISTAS NO FAZER CINEMATOGRÁFICO DE ANIMAÇÃO

 

A produção audiovisual dirigida por Aldana Loiseau apresenta a Mãe Terra e as tradições que a honram como protagonistas. Pacha, de Barro Somos é uma série de animação em stop motion feita com argila da Quebrada de Humahuaca que narra episódios da cultura andina do norte da Argentina. O protagonista indiscutível desta série de quatro episódios é o Pacha, a própria terra e todas as tradições que a honram, típicas de uma cultura milenar ainda em vigor. Os quatro episódios de Pacha, de barro somos, de 5 cinco minutos cada, revelam a qualidade artística de uma proposta que combina arte digital e trilha sonora com instrumentos nativos do norte da Argentina. Durante a mostra será estreado Uma Pausa para a Mãe Terra sobre o impacto causado pela pandemia da covid-19.

 

Mediadora: Débora Nakache – Professora e Investigadora em Psicologia Educacional – UBA | ARGENTINA

 

*Haverá tradução simultânea – Português/ ESPANHOL/Português