25/06 | domingo | 18h – Sesc Cine Lounge Show – Centro de Artes e Convenções
Três quadrilhas, barraquinhas de comes e bebes, brincadeiras e instituições sociais marcam presença para fazer da Festa Junina um encontro festivo para reunir toda a família em clima de alegria e afeto com solidariedade e união. Vamos dançar, divertir e matar saudade de uma festa junina presencial.
BAR DA NIDA
O bar surgiu por causa de uma barraca de pastéis que eram vendidos na festa do padroeiro, São Sebastião, no mês de janeiro; com o decorrer do tempo, atendendo a pedidos, os proprietários resolveram montar um barzinho que foi tomando corpo e caiu no gosto do povo. O bar hoje é um espaço cultural com forró pé de serra na sexta-feira, voz e violão no sábado, samba no domingo e jazz na segunda-feira; acontecem também exposições, apresentações teatrais e casamentos; é um bar bem familiar onde se serve a comida mineira, a sempre encantadora culinária de quintal!
BARZIM DA ESQUINA
“Da nossa família para sua família.” Essa é a missão do bar. Fundado em 2016, o Barzim da Esquina compartilha os sabores mineiros repletos de amor e carinho, da família, com os clientes. Em um ambiente familiar e superacolhedor, oferece afeto em forma de comida.
INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS DEFICIENTES DE OURO PRETO
A Associação Comunitária dos Deficientes de Ouro Preto e Inconfidentes, Acodopi, tem por finalidades a união e a inclusão social das pessoas com deficiência, associada, e seus familiares, associados, em todas as faixas etárias – criança e adolescentes, jovens, adultos, idosos – bem como planejar, desenvolver e executar planos, programas, projetos e atividades em consonância com as legislações vigentes para as suas diversas áreas de atuações, tais como: assistência social, saúde, educação, transporte, esporte e desporto, turismo, cultura e artes, fotografia, lazer, comunicação, radiodifusão, pesquisa científica, patrimônio, acessibilidade, mobilidade urbana, meio ambiente, direitos humanos e cidadania, dança, música, artesanato, moda e beleza, nutrição, culinária, desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, comércio, habilitação e reabilitação, equoterapia, consultoria e assessoria em suas áreas de atuação, trabalho em rede. Sua atuação se dá como entidade de atendimento, assessoramento e defesa e garantia de direitos, respeitadas as deliberações do CNAS em consonância com a Lei nº 8.742, de 7 jul. 1993, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
COLETIVO DE MÃOS DADAS
O coletivo De Mãos Dadas reúne diversos colaboradores e entidades, desde 2020, arrecadando alimentos, roupas, móveis, remédios, materiais de construção para famílias carentes de Ouro Preto, na sede e nos distritos. O coletivo busca aproximar as pessoas que necessitam daqueles que podem ajudar. “Quem tem fome tem pressa”, e quem é solidário estende a mão. As atividades são coordenadas por Marilda Dionísia da Silva Costa e executadas por muitas mãos e corações.
ECOMUSEU DA SERRA DE OURO PRETO
O Ecomuseu da Serra de Ouro Preto, núcleo São Sebastião, é composto por pessoas da comunidade que desenvolvem ações e trabalhos voltados para valorização dos saberes e fazeres. Trabalha também a memória afetiva, o pertencimento e zela pelo bem-estar e o bem viver das pessoas. “Somos o eco, o ressoar da comunidade e o nosso maior patrimônio são as pessoas e o meio ambiente em que vivemos!”
ESCOLA MUNICIPAL PADRE CARMÉLIO AUGUSTO
O Instituto Barão de Camargos funcionava à Rua D. Helvécio, 428, Bairro das Cabeças, para atender os alunos internos da Febem e em 1997, seguindo a política do estado, foi municipalizado, tomando a denominação de Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira. No ano de 1994, a Prefeitura tomou posse do novo prédio, situado à Rua Padre Carmélio, 100, bairro São Cristóvão, onde a escola passou a funcionar. Em 2011, devido à estrutura da encosta do prédio estar abalada, a escola voltou ao prédio da antiga Febem, retornando em 2015, após a construção de um anexo ao prédio antigo, no bairro São Cristóvão. Em 2018, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto promoveu uma grande reforma, demolindo a parte condenada, construindo uma quadra, fazendo o fechamento ao entorno do prédio, além de outras diversas melhorias. Em janeiro de 2022, após sofrer graves abalos devido às fortes chuvas, o prédio foi condenado pela Defesa Civil. Desde então, a escola está funcionando, provisoriamente, no prédio da antiga Santa Casa, aguardando a construção de uma nova sede.