MAURÍCIO TIZUMBA E EVERTON CORONÉ

25/06, sexta, 21h

Clique aqui e faça sua doação para o programa MESA BRASIL SESC.

Em seu novo show, UMBANDA, o cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro Mauricio Tizumba rompe os limites ocidentais entre o sagrado e o profano, mostrando que o corpo que canta, toca e dança está em oração. Com arranjos de Everton Coroné, o repertório une músicas tradicionais, já incorporadas à cultura popular brasileira, com canções de autoria do próprio Tizumba e de outros artistas mineiros, como Sérgio Pererê. UMBANDA é, antes de tudo, uma reverência à ancestralidade africana.

 

Mauricio Tizumba

Nascido na periferia de Belo Horizonte, Mauricio Tizumba é um dos mais expoentes artistas mineiros, tendo seu trabalho reconhecido e celebrado no Brasil e em outros diversos países. Cantor, compositor, ator, multiinstrumentista e capitão de congado – tradicional manifestação da cultura afro-mineira -, Tizumba levou para a sua música os ritmos e os instrumentos do congado mineiro, influenciando gerações de artistas e contribuindo para ações de salvaguarda dessa cultura. Sua performance no palco tem também influência do circo-teatro e do teatro de rua. Essa mistura de referências inusitadas, aliado ao timbre peculiar de sua voz, fazem de Mauricio Tizumba um artista único.

 

Everton Coroné

O mineiro Everton Coroné já levou, a mais de 15 países, suas canções que unem a raiz do forró pé-de-serra à música contemporânea. Por meio da mistura da harmonia mineira com a batida nordestina, o músico multi-instrumentista, compositor, arranjador, ator e cantor leva o som do Brasil por onde passa, na essência do baião, do xote, xaxado e rojão. Suas canções foram regravadas por renomados grupos de forró como Chama chuva, Trio Lampião, Diego Oliveira, Luso Baião (PT).