Mela Marquez – Diretora Executiva da Cinemateca Boliviana |  Bolívia

24 de junho | sexta-feira | 16h30 às 18h30

Local: Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto

Carga horária: 2h

Vagas: 100

Faixa etária: a partir de 18 anos


CURRÍCULO DA INSTRUTORA

Boliviana de origem ítalo-palestina. Graduada com honras no Centro Sperimentale di Cinematografia, Roma, Direção e Montagem Cinematográfica 1988. Università la Sapienza di Roma, Itália, Especialização em Semiologia da Linguagem, Mestrado na New York University: A narrativa documental. Assina a montagem de vários filmes na Itália, França, Austrália e Bolívia. Foi professora do Centro Sperimentale di Cinematografia de 1992 a 2002.
Fez a direção, produção e roteiro de Sayariy 1995, Aí está você…, Indomitable Summits. Trabalhou na Pós-produção “Fall to Heaven” e Yucay, the Paradise of the Senses”. Desde 2010, é diretora executiva da Fundación Cinemateca Boliviana.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A Cinemateca Boliviana é uma fundação cultural privada, sem fins lucrativos, com inequívoca vocação pública. É a realização de um sonho de fôlego que começou há 45 anos e resiste à ventos e marés graças a um imenso e permanente esforço daqueles que criaram esse maravilhoso empreendimento. Atualmente já se converteu no Centro Audiovisual e Cultural, uma referência indispensável da cidade e da região, cujos desafios e metas são cada vez mais amplos e complexos, não se limitando apenas à preservação e conservação do material fílmico, mas também se dedicando a estimular, colaborar, participar e apoiar as iniciativas e entidades de caráter educacional, cultural, intelectual ou social relacionados com as imagens em movimento. Assim como se dedica à promoção e difusão da arte cinematográfica e artes afins, como a videoarte, pintura, escultura, fotografia, marionetes, teatro, etc. e à promoção, desenvolvimento e divulgação dessas artes.