Eloá Chouzal | SP

23 de junho | sexta | 14h30 às 17h30

Centro de Convenções

Carga horária: 3h

Vagas: 35

Faixa etária: a partir de 18 anos


Objetivo: Difundir a importância e o papel da pesquisa audiovisual (som e imagem) para os mais diversos projetos culturais como museus, exposições, filmes documentários e de ficção, peças de teatro, etc.

Apresentar o histórico, o conteúdo e as ferramentas de acesso à pesquisa dos principais arquivos brasileiros (Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional e Cinemateca Brasileira).

Conteúdo Programático:

O que é pesquisa audiovisual. Qual seu papel na cadeia produtiva do audiovisual e para os demais projetos culturais.

A pesquisa como profissão.

A PAVIC – Pesquisadores de Audiovisual, Iconografia e Conteúdo.

Apresentação do curta-metragem, “Biblioteca Nacional” (1997/22′), dirigido por Andrea Tonacci.

Demonstração prática de navegação e pesquisa no site da Biblioteca Nacional.

Arquivo Nacional: histórico da instituição e suas coleções (fundos).

Demonstração prática de navegação e pesquisa na base de dados online do Arquivo Nacional (SIAN – Sistema Integrado do Arquivo Nacional).

Cinemateca Brasileira: histórico da instituição, características de seu acervo, das suas bases de dados e seu papel na preservação e no restauro da memória cinematográfica e audiovisual.

Mini Currículo Historiadora e pesquisadora audiovisual. Bacharel em História pela FFLCH-USP e pós-graduada em cinema-documentário pela Fundação Getulio Vargas. Trabalha há mais de 30 anos com produção de conteúdo, pesquisa audiovisual, iconográfica e de personagens em projetos culturais como museus, exposições, livros, séries, documentários e filmes de ficção no Brasil e no exterior. Realizou pesquisas para realizadores como Andrea Tonacci, Carlos Nader, Fernando Meirelles, Hector Babenco, Jean-Claude Bernardet, José Eduardo Belmonte, Kátia Lund, Lina Chamie, Marcelo Dantas, Marcelo Gomes, Marcelo Machado, Tata Amaral, Ugo Georgetti, entre outros. Associada da PAVIC – Pesquisadores de Audiovisual, Iconográfico e Conteúdo desde sua fundação em 2022  e da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. Faz parte do coletivo Cinemateca Acesa.