CINEOP 20 ANOS
Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 20ª edição de 25 a 30 de junho de 2025 com filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, seminário, debates, oficinas, sessões Cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas e, ainda, a realização do 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XVII Fórum da Rede Kino.
TEMÁTICAS

PRESERVAÇÃO
Criar Memória

HISTÓRIA
O Humor das Mulheres no Cinema Brasileiro

EDUCAÇÃO
Lugar de Memória: Acervos e Acessos
Mostras
A mostra preservação, sempre em consonância com a temática central, busca estimular a reflexão sobre a relação entre arquivos audiovisuais e criação de memória, entendendo a memória enquanto patrimônio vivo, dinâmico.
A programação histórica da CineOP em 2025, em torno do Humor das Mulheres no Cinema Brasileiro, escancara uma diversidade cômica. Não há nenhuma placidez nesse universo de filmes dirigidos e protagonizados ou co-protagonizados por elas.
Acervos da América Latina constituem lugares de memória fundamentais para as práticas pedagógicas nos dias de hoje em que se discute uma educação digital.
A CineOP lança sua Mostra competitiva para destacar o filme com melhor aproveitamento dos arquivos exibidos, seja pela pertinência da utilização, seja pela importância e expressividade das imagens e outros materiais, seja por como os arquivos são essenciais e estruturantes para a obra.
Filmes contemporâneos, que, com ou sem arquivos, contribuem para a promoção da cultura cinematográfica brasileira e, de modo geral, com a cultura brasileira de qualquer área.
Documentários que revisitam a paisagem de centros urbanos e as transformações ao longo do tempo, filmes que lançam olhares críticos para a forma como a história oficial foi narrada e registrada e ensaios com arquivos domésticos que recuperam o passado e até buscam flertar com as estratégias da autoficção.
Nas edições da CineOP, as tradicionais sessões da TV UFOP englobam curtas-metragens realizados dentro de universidades ou instituições de ensino superior com formação em cinema e audiovisual.
O cine-expressão tem como identidade a formação de plateia pelo desenvolvimento de uma cultura de interessados, através da sensação de pertencimento, reconhecimento e importância da própria vida, em cada ser presente nas sessões.
Filmes em conexão com a cidade de Ouro Preto.
Sessão para toda a família!


Prêmio Presevação
João Luiz Vieira
Personagem central para a formação e a preservação audiovisual.
Saiba Mais
Prêmio Cinema e Educação
Maria Angélica Santos
Uma trajetória dedicada à integração do cinema no ambiente escolar
Saiba MaisOFICINAS E MASTERCLASSES

ATUAÇÃO PARA CINEMA: DO ROTEIRO À CENA
Alex Carvalho | MG
PRODUÇÃO EXECUTIVA PARA CINEMA E OUTRAS JANELAS
Camilo Cavalcanti | MG
FIGURINO EM CENA: CRIAÇÃO E IDENTIDADE VISUAL NO AUDIOVISUAL
Jackson Santos | MG
CRIAÇÃO DE PROGRAMAS DE DIFUSÃO CULTURAL
Fabíola Cavalcanti | SP
DO NAGRA ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS: PROCESSOS DE RESTAURAÇÃO DE ÁUDIO DO CTAV
Alexandre Jardim, Natália Castro e Felipe Barros | RJ
INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO
Sérgio Arena e Thiago Facina | RJ
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: A PRÁTICA DA TEORIA
André Srur | SP
OLHARES PARA A AMÉRICA LATINA: ACERVOS E LIBERDADE (CUBA)
Roberto Smith | Cuba
A VALORIZAÇÃO DE ACERVOS DA CINÉMATHÈQUE QUÉBÉCOISE E O PROJETO VIDÉO FEMMES
Julia Minne | CANADÁ








ARTE


BAILE DA AMANDONA
28 de junho | sábado | 22h
Sesc Cine Lounge Show – Centro de Convenções







