15a CineOP – Rodas de Conversa, Mesas Temáticas, Encontros de Cinema, de Arquivos e de Educação reúnem 75 profissionais no centro de 25 debates

Em sua 15a edição, a ser realizada entre 3 e 7 de setembro, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto adota a temática central “Cinema de Todas as Telas”, que vai permear as exibições e discussões ao longo da programação. Dedicada a refletir o cinema como patrimônio, a mostra tem em seus eixos as Temáticas Preservação, História e Educação que além da exibição de filmes promove debates, estudos de caso, diálogos e encontros de cinema com participação de profissionais brasileiros e internacionais.

A programação tem início às 20 horas do dia 3 de setembro, quinta-feira, com o Debate Inaugural “Cinema de Todas as Telas”, que marca a abertura oficial do Seminário, do 15º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XII Fórum da Rede Kino. Na mesa, o filósofo Ailton Krenak (destaque da Temática Educação) e o roteirista e diretor de cinema, TV e Realidade Virtual Tadeu Jungle (integrante da TVDO, destaque da Temática Histórica) vão conversar sobre este momento em que vivemos, em que a televisão completa 70 anos no Brasil, sendo ainda o maior meio de comunicação no país em contraste com a busca pela convergência com plataformas digitais, que neste momento de isolamento também servem ao teatro, à música e ao cinema. A mediação fica a cargo dos curadores Francis Vogner dos Reis e Clarisse Alvarenga.

Leia a matéria completa aqui.