LAMARCA

Direção: Sergio Rezende

Disponível de 00:00 de 24/06 até 23:59 de 28/06

Classificação: Não recomendada para menores de 14 anos

Ficção | Colorido | 35 MM | 130 min | RJ | 1994

A história começa em dezembro de 1970, quando o ex-capitão do exército brasileiro e grande atirador Carlos Lamarca e seu grupo político rebelde negociam com a Ditadura Militar a soltura de presos políticos em troca da vida do sequestrado embaixador da Suíça, mantido por eles em cativeiro. Trinta presos são soltos e a repressão aumenta a perseguição aos guerrilheiros, comandada por um general do Exército e o delegado civil Flores (referência ao delegado da vida real Fleury), que se apresenta como o matador de Marighella e outros “subversivos” e não hesita em torturar seus prisioneiros para obter informações.

 

Os dirigentes do grupo de Lamarca querem que ele saia do Brasil, mas ele não aceita. Lamarca vai então para a Bahia, acompanhado da amante e também militante Clara, para se encontrar com os aliados da guerrilha Zequinha e seus irmãos. Eles o escondem em um sítio no interior do estado. Enquanto espera para se encontrar com os demais guerrilheiros para organizarem um levante rural, Lamarca lembra de momentos do seu passado, da experiência marcante de quando serviu como soldado da ONU no Canal de Suez que o fez se revoltar contra os capitalistas, da sua mulher e filhos que enviara para Cuba e do campo de treinamento de guerrilheiros que criara no Vale do Ribeira em São Paulo.

Roteiro: Alfredo Oroz e Sergio Rezende

Produção: Mariza Leão

Música: David Tygel

Fotografia: Antonio Luis

Editora: Isabelle Rathery

Direção de Arte: Clovis Bueno

Figurino: Rita Murtinho

Elenco: Paulo Betti, Carla Camurati, Deborah Evelyn, Roberto Bomtempo, José de Abreu, Nelson Dantas, Eliezer de Almeida, Rogério Matos, Jurandir de Oliveira, Ernani Moraes

Empresa Produtora: Morena Filmes