Documentário | Colorido | DCP | 95 min | MG/ RJ | 2022
Direção: Luís Rocha Melo
Classificação: não recomendada para menores de 14 anos
Sinal Disponível: 21/06 às 00:00 até 26/06 às 23:59
SINOPSE
A trajetória de Severino Dadá, um dos mais criativos montadores do cinema brasileiro em atividade. Da Pedra, no agreste pernambucano onde nasceu, ao Beco da Cinelândia carioca; do aprendizado com Nelson Pereira dos Santos em “O amuleto de Ogum” (1975) à participação como ator em “Tenda dos Milagres” (Nelson Pereira dos Santos, 1977) e “Ladrões de cinema” (Fernando Coni Campos, 1977). As parcerias com cineastas como Rogério Sganzerla, Kátia Mesel, Zózimo Bulbul, Octávio Bezerra e Rosemberg Cariry. Documentando, ainda, a volta de Dadá à Pedra para realizar o premiado curta “A Nave de Mané Socó” (2019), o filme traça um painel afetivo sobre uma história de amor ao cinema, à vida e às amizades.
Mais detalhes
Roteiro: Luís Rocha Melo
Empresa produtora: Filmes do Instantâneo
Co-produção: Cinemateca do Museu de Arte Moderna – RJ
Produção executiva: Anna Karinne Ballalai e Luís Rocha Melo
Direção de produção: Anna Karinne Ballalai e Luís Rocha Melo
Montagem: Luís Rocha Melo
Fotografia: Luís Rocha Melo, Gabriela Gusmão, Paulo Castiglione, Diogo Lisboa, Djalma Galindo, Jura Capela, Rivelino Mourão e Felipe Souza
Trilha sonora: Breno Lira, Daniel Quaranta e Leandro Vaz
Som direto: Luís Eduardo Carmo, Sérgio Puccini, Djalma Galindo, Rivelino Mourão e Felipe Souza
Edição de som: Luís Rocha Melo e Pedro Baapz
Elenco: Severino Dadá, Nelson Pereira dos Santos, Kátia Mesel, Adélia Sampaio, Rosemberg Cariry, Octávio Bezerra, Roque Araújo, Petrus Cariry, Barbara Cariry, André Sampaio, Clarindo Silva, Luelane Corrêa, Wolney Oliveira e William Pôrto.