Sinopse
Documentário sobre o fechamento de salas de cinema no centro e nos bairros da cidade de São Paulo. Imagens de locais que foram salas de cinema e deixaram algum vestígio: uma marquise, uma moldura de cartazes, um detalhe de decoração na fachada. Início da demolição do Cine República no centro de São Paulo, Metro Copacabana no Rio de Janeiro e Cine Tropical, na Lapa paulistana.
Direção: Abrão Berman
Classificação: livre
Direção

Abrão Berman
Abrão Berman, nascido em 1941 possui o título de “pai do super 8 no Brasil”. Berman tinha enorme capacidade de aglutinar pessoas e interesses e assim criou, na época, um dos eventos mais importantes na área cinematográfica do país: os Super Festivais Nacionais do Filme Super8. Ele se formou em cinema na França, no final dos anos 60, e retorna ao Brasil com o intuito de começar uma carreira como realizador. Por conta dos custos e das dificuldades do meio, acabou encontrando no formato Super8 a possibilidade de se tornar cineasta, um formato considerado amador e que sofria resistência de profissionais da área.. Assim, em plena ditadura civil-militar brasileira, cria em 1972, junto a sua sócia, Malu Alencar, a empresa GRIFE (Grupo dos Realizadores Independentes de Filmes Experimentais) para trabalhar profissionalmente com Super8. (VIA: MIS-SP)

Créditos
Produção : Abrão Berman
Montagem : Abrão Berman
Fotografia : Abrão Berman
Direção de Arte : Abrão Berman
Distribuidora : Filme em Super-8 preservado pelo Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (Cemis).