LUGARES DE MEMÓRIA: ACERVOS E ACESSO

Para o historiador Pierre Nora, são considerados lugares de memória tanto os aspectos materiais (arquivos e documentos), quanto os aspectos simbólicos (narrativas orais) e propriamente funcionais (instituições dedicadas à preservação da memória) que fazem com que a memória seja preservada. É por causa da existência desses lugares de memória e da intenção de guardar que a memória coletiva de um povo pode vir a ser elaborada. Em continuidade à proposta do Programa Nacional de Cinema na Escola, realizado durante a última CineOP em 2024, a Temática Educação deste ano está voltada para o aprofundamento do debate em torno do tema dos acervos e curadorias em sua interface com a educação, aqui considerados todos eles como lugares de memória.

Acreditamos que os acervos da América Latina constituem lugares de memória fundamentais para as práticas pedagógicas nos dias de hoje em que se discute uma educação digital. Nos referimos aos acervos pessoais, familiares, passando pelos acervos escolares e também aos acervos compostos por filmes realizados por cineastas. Estamos considerando, portanto, que tanto a escola, quanto a família, as comunidades, os territórios, os filmes podem se tornar lugares de memória que oferecem possibilidades pedagógicas fundamentais. Justamente por isso, acreditamos que essa discussão deva se dar em diálogo com as pedagogias que tanto os acervos quanto as curadorias nos inspiram a criar.

A tecnologia permite a produção e a preservação de arquivos audiovisuais desde o espaço doméstico até uma dimensão social e política. Por isso, a temática educação propõe que os acervos audiovisuais educativos sejam colocados no centro da cena. Para além dos filmes educativos, nos interessa que filmes que apresentem narrativas de mulheres, GLBTQIA+, povos indígenas, negros, do campo, periféricos sejam vistos e escutados e reelaborados no momento presente dentro e fora da sala de aula e da sala de cinema.

Em meio a esse contexto, apresentamos a necessidade de que políticas públicas sejam elaboradas no sentido da implementação do Programa Nacional do Cinema na Escola. Desde 2014, quando foi promulgada a Lei Federal 13.006, que determina a exibição de 2 horas de cinema brasileiro por mês nas escolas da educação básica, foi criado um grupo de trabalho para a implementação da lei, que elaborou metas a curto, médio e longo prazo para sua efetiva aplicação. No ano passado, avançamos com a proposta do Programa Nacional de Cinema na Escola entregue ao Ministério da Educação e ao Ministério da Cultura. Um dos pontos centrais do Programa é exatamente os acervos e curadorias. Além do acesso aos filmes, precisamos de pensar percursos pedagógicos e formas de compartilhar experiências em que os filmes possam ser utilizados nas escolas por meio de pedagogias próprias elaboradas pelos sujeitos da educação por meio de curadorias, exibição comentada de filmes e criação audiovisual.

Em 2024, completaram-se 60 anos do Golpe Militar e os arquivos da ditadura têm nos trazido a possibilidade de reelaborar a história haja vista a reverberação que houve em torno do filme Ainda estou aqui (Walter Salles, 2024). Portanto, a efeméride não é apenas uma data a ser lembrada. Sabemos que os problemas políticos que enfrentamos hoje estão diretamente relacionados com a anistia, de um modo específico, e com o apagamento do que significou a ditadura militar no Brasil. Por isso nos impulsionamos e buscar outros caminhos para que a ditadura e a tortura nunca mais aconteçam. Qual o papel da educação e do cinema para que a memória esteja viva nos dias de hoje na América Latina e que possamos trilhar outros caminhos dentro da democracia, reconhecendo as diferenças e as distintas formas de vida de seres humanos e não-humanos? Hoje, na América Latina, países democráticos fazem escolhas por governos de perfis totalitários. Como modificar essa situação?

Pretendemos chamar atenção para a importância do acesso público aos acervos audiovisuais que contam outras histórias das Américas, aquelas que a história única pretendeu apagar. A disponibilidade pública desse material nas escolas para que professores e estudantes possam criar outras narrativas, ou melhor, contra-narrativas, nos parece de fundamental importância neste momento.

Clarisse Alvarenga
Adriana Fresquet
Curadoras

PRÊMIO CINEMA E EDUCAÇÃO – MARIA ANGÉLICA DOS SANTOS

Como parte das comemorações dos 20 anos da CineOP, nesta edição, será concedido o Prêmio Cinema e Educação à educadora Maria Angélica Santos. Esta homenagem reconhece sua trajetória dedicada à integração do cinema no ambiente escolar, promovendo a alfabetização audiovisual e a formação crítica de alunos e professores.

Maria Angélica dos Santos é daquelas pessoas que fizeram da vida pública um exercício cotidiano de sensibilidade, escuta e compromisso com o bem comum. Servidora pública por quase cinco décadas, sua trajetória está profundamente entrelaçada à construção de políticas públicas de cultura e educação em Porto Alegre, deixando marcas vivas em instituições, programas e, sobretudo, nas pessoas com quem trabalhou.

Mais que uma homenagem, este prêmio é um gesto de preservação da memória de uma agente pública que fez do cinema uma política de afeto e de resistência. Em tempos de tanta fragmentação e desmonte das instituições culturais, suas palavras nos lembram que é possível cultivar políticas duradouras quando se trabalha com coragem, imaginação e presença. Maria Angélica é exemplo vivo de que é possível educar e transformar pelo cinema — e com ele —, com firmeza, delicadeza e horizonte coletivo.

Maria Angélica dos Santos – Homenageada da Temática Educação 20ª CineOP | foto Emmanuel Denaui

Debates

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | DEBATE

ACERVOS E CURADORIAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE CINEMA NA ESCOLA

26 de junho | Quinta-feira | 15h30 às 18h Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

Desde 2014, quando foi promulgada a Lei Federal 13.006, que determina a exibição de 2 horas de cinema brasileiro por mês nas escolas, foi criado um grupo de trabalho para […]

ENCONTRO DE ARQUIVOS | ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | HISTÓRIA | DEBATE INAUGURAL

PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO: A ALMA VIVA DO CINEMA BRASILEIRO

27 de junho | Sexta-feira | 10h às 12h30 Auditório I – 2º andar – Centro de Convenções

Ao celebrar 20 anos em 2025, a CineOP reafirma seu papel fundamental na luta e salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e convida à reflexão sobre […]

ENCONTRO DE ARQUIVOS | ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | DEBATE HOMENAGEM

TRAJETÓRIAS EM FOCO: JOÃO LUIZ VIEIRA E MARIA ANGÉLICA DOS SANTOS NA CONSTRUÇÃO DA CINEOP

27 de junho | Sexta-feira | 14h30 às 16h15 Auditório I – 2º andar – Centro de Convenções

A mesa propõe lançar um olhar abrangente sobre os percursos desses dois importantes profissionais, destacando não apenas suas contribuições essenciais ao longo dos 20 anos da Mostra de Cinema de […]

ENCONTRO DE ARQUIVOS | ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | HISTÓRIA | DEBATE

20 ANOS DE CINEOP – A CRIAÇÃO DE UM LUGAR DE MEMÓRIA

27 de junho | Sexta-feira | 16h30 às 18h30 Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

Ao longo de duas décadas, a Mostra de Cinema de Ouro Preto se consolidou como um importante Lugar de Memória da preservação audiovisual brasileira. Um espaço único de encontros e […]

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO | DEBATE

O PAPEL DAS MOSTRAS, PLATAFORMAS E CURSOS DE CINEMA NA CONSTITUIÇÃO DE ACERVOS E CURADORIAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

28 de junho | Sábado | 14h30 às 17h Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

A Temática Educação propõe que os acervos audiovisuais educativos sejam colocados no centro da cena. Qual seria o papel das mostras de cinema e das plataformas na constituição de acervos […]

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO | DEBATE

COMO FAZER DO DIGITAL UM LUGAR DE MEMÓRIA?

29 de junho | Domingo | 9h30 às 12h Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

Tendo em vista a Lei Federal no 15.100/2025, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis nas escolas da educação básica, esta mesa propõe uma reflexão sobre os excessos de […]

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | EXIBIÇÃO DE FILME E DEBATE

UM PLANO DE CINEMA, UM PLANO DE AULA

30 de junho | Segunda-feira | 9h30 às 11h15 Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

Filme: Tire Dié, de Fernando Birri  DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, P&B, 33 MIN, ARGENTINA, 1958  Em 2025 comemoramos os 100 anos do nascimento do cineasta e pensador argentino Fernando Birri. Ele foi […]

Debate com tradução simultânea espanhol/português

Apresentação de projetos audiovisuais educativos e debate

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E DEBATE

1ª Sessão – Tema:  MEMÓRIAS DE PROCESSOS E PRÁTICAS ESCOLARES

26 de junho | Quinta-feira | 10h às 12h30 Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

Como os processos de criação e de curadoria de acervos audiovisuais na escola contribuem para a construção de lugares de memória, permitindo aos estudantes resgatar e refletir sobre suas próprias […]

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E DEBATE

2ª Sessão – Tema:  OUTROS OLHARES: EXPERIÊNCIAS EXPANDIDAS COM CINEMA 

28 de junho | Sábado | 9h30 às 11h30 Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

As experiências das mulheres, das crianças, da juventude negra, da comunidade LGBTQIAP+ e das trabalhadoras domésticas, em espaços e coletivos acolhedores onde suas narrativas sobre o mundo são valorizadas. O […]

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO | APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E DEBATE

3ª Sessão – Tema:  TERRITÓRIOS: MEMÓRIAS EM COMUNIDADE

29 de junho | Domingo | 15h às 17h Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

A partir de projetos em territórios diversos — de Brumadinho aos litorais do Equador, passando por escolas rurais no Brasil, comunidades indígenas na Colômbia e projetos educativos na Argentina —, […]

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO | APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E DEBATE

4ª Sessão – Tema: ACERVOS DE PROJETOS: REFLEXÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS 

30 de junho | Segunda-feira | 15h às 17h Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

Projetos que atuam em diferentes frentes de trabalho, com o objetivo de fortalecer a presença do cinema nas escolas e comunidades. A aproximação desses projetos possibilita a reflexão sobre a […]

Diálogos da Educação

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | ASSEMBLEIA DA REDE KINO | DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO

1ª REUNIÃO DE TRABALHO DOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | ASSEMBLEIA DA REDE KINO

25 de junho | Quarta-feira | 15h às 16h Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

Apresentação da dinâmica e proposições do Encontro da Educação: XVI Fórum da Rede Kino Mediação: 

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA DA REDE KINO

25 de junho | Quarta-feira | 16h às 17h30 Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

Apresentação da plataforma da Rede Kino. Mediação: 

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO | ASSEMBLEIA DA REDE KINO | DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO

2ª REUNIÃO DE TRABALHO | ELABORAÇÃO DA CARTA DE OURO PRETO 2025 – Temática Educação 

29 de junho | Domingo | 17h15 às 19h Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

Participação: Membros da Rede Kino  Coordenação e mediação:   Mediação: 

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO |ASSEMBLEIA DA REDE KINO | DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO

3ª REUNIÃO DE TRABALHO | ASSEMBLÉIA DA REDE KINO | MEMÓRIA DE ENCONTROS DA REDE KINO

30 de junho | Segunda-feira | 17h às 18h30 Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções

Planejamento do próximo ano e partilha sobre os temas das curadorias dos encontros da Rede, síntese e encaminhamentos da participação da Temática Educação na CineOP. Discussão dos pontos a serem […]

Masterclasses

Masterclass Internacional; educação

OLHARES PARA A AMÉRICA LATINA: ACERVOS E LIBERDADE (CUBA)

Roberto Smith | Cuba

27 de junho – sexta Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções carga horária: 2h vagas: 40 faixa etária: a partir de 18 anos

No curta-metragem Por primera vez (1967), o cineasta cubano Octavio Cortázar registra um momento de profunda transformação: pela primeira vez, crianças e camponeses das províncias mais remotas de Cuba assistem […]

*Masterclass em espanhol com tradução simultânea

masterclass internacional; educação

OLHARES PARA AMÉRICA LATINA: ACERVOS PARA AS INFÂNCIAS E JUVENTUDES

Alejandra Fritis Zapata | Chile

28 de junho – sábado Auditório II – 2º andar – Centro de Convenções carga horária: 2h30 vagas: 40 faixa etária: a partir de 18 anos

Esta atividade convida a um mergulho nas infâncias e nas imagens que as atravessam, propondo refletir sobre os sentidos da produção audiovisual dedicada a elas. Entre práticas pedagógicas e políticas […]

*Masterclass em espanhol com tradução simultânea

MOSTRA EDUCAÇÃO

Em 2025, a Mostra Educação aborda o tema Lugares de memória: acervos e acessos, enfatizando experiências em que o audiovisual e a educação apontam para uma relação inventiva com a memória das escolas e suas comunidades, com os arquivos, acervos e as curadorias, apresentando diversas formas de experimentação sonora e imagética.

A convocatória, aberta ao público e divulgada amplamente pela plataforma da Universo, recebeu 115 filmes oriundos de diversas regiões do Brasil e da América Latina. Conforme o Edital, foram aceitas obras realizadas em contexto educacional, com a participação de estudantes, educadores e cineastas. Puderam participar filmes de quaisquer gênero cinematográfico ou modalidade de criação, com exceção dos filmes institucionais ou publicitários, que foram desclassificados. As obras deveriam ter até 03 minutos de duração, e os filmes estrangeiros deveriam obrigatoriamente ter legendas em Português.

Como de costume, os filmes foram agrupados em duas sessões, sendo uma delas voltada para as obras que abordam as relações do cinema com as infâncias, e a segunda voltada para as obras realizadas por/com jovens em diferentes contextos.   

Os filmes selecionados recriam visualmente a memória de experiências individuais e coletivas dos sujeitos da escola. Alguns abordam emoções e percepções pessoais que constituem a identidade e a narrativa própria de cada um. Outros revelam o desejo de construção da memória da instituição por meio da reinterpretação de documentos e da produção de relatos orais com o intuito de construir uma história viva, reconhecidamente dinâmica e marcada por questões do presente. Esses registros nos ajudam a lembrar que a escola não é somente uma organização historicamente estabelecida para difundir o conhecimento socialmente validado, mas o resultado do fazer cotidiano de diferentes agentes em suas intrincadas e variadas relações, em um processo continuamente cambiante de construção social.

Se, como sugere Chris Marker, “filmar é lembrar, mas também inventar a memória”, os curtas-metragens oferecidos nesta edição inventam memórias de territórios escolares e cotidianos entrelaçando os olhares singulares das crianças e jovens. Dar a ver esses cinemas é revelar experiências, medos e sonhos das infâncias e adolescências  latino-americanas.

Coordenação da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual – Rede Kino

Sessão Infâncias

Sessão Juventudes

SESSÃO FREI BETTO

Frei Betto é referência na educação popular e na aplicação do pensamento de Paulo Freire em processos de formação política e social. Sua atuação como educador e militante inspira práticas transformadoras no Brasil e em outros países, como Cuba. O documentário A Cabeça Pensa Onde os Pés Pisam revela essa trajetória e reafirma o papel do cinema como ferramenta de memória, formação e consciência crítica, temas que se comunicam diretamente com a temática proposta no Encontro da Educação e na 20ª CineOP.

SESSÃO ROBERTO SMITH

Roberto Smith, membro do Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC) desde 1979 é integrante da equipe diretiva e de programação do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano. Destaca-se nas áreas de pesquisa social, promoção e distribuição cinematográfica. Convidado a ministrar a masterclass “Olhares para a América Latina: Acervos e Liberdade (Cuba)”, Smith escolheu o curta-metragem documental Pela Primeira Vez (1967), dirigido por Octavio Cortázar para ser exibido no contexto da masterclass, que acompanha uma das ações do ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos) voltadas à democratização do acesso ao cinema após a Revolução Cubana.

Será exibido ainda o longa-metragem Conduta (2014), de Ernesto Daranas, como parte das exibições presenciais da Mostra Educação; um filme profundamente humano que retrata as contradições sociais e educacionais da Cuba contemporânea a partir do olhar de uma criança.