Cerimônia gratuita e cheia de artistas convidados acontece ao ar livre,
na Praça Tiradentes, em pleno centro histórico da cidade de Ouro Preto. Programação segue até dia 26 com exibição de filmes, encontros de preservação, educação e história e atividades artísitcas

Sediada na cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega à 18a edição nesta quarta-feira, dia 21 de junho, com as primeiras atividades de uma vasta programação que se estende até o dia 26. Entre essas atividades, o público já poderá conferir sessão cine-escola, exposição e exibição de filmes e masterclass em ambiente online (na plataforma cineop.com.br). A cerimônia de abertura oficial da CineOP acontece na quinta-feira (22), às 19h30, ao ar livre, na Praça Tiradentes, com participação gratuita. Os eixos da 18ª CineOP (Preservação, História e Educação) e a homenagem ao ator e músico Tony Tornado serão apresentados numa performance audiovisual com direção de Chico de Paula e roteiro de Chico e da coordenadora geral do evento, Raquel Hallak.

LEIA AQUI TODOS OS DETALHES DA PROGRAMAÇÃO DA 18ª CINEOP

Na performance audiovisual, será destacada a temática central esse ano: “Memória e criação para o futuro”. Em cada linha de ação da CineOP, há uma subtemática a encaminhar exibições, discussões e encontros. “Imagens da MPB (Música Preta no Brasil)” vai pautar a Temática Histórica e nela está o contexto do tributo a Tony Tornado. Aos 93 aos, o ator participa da abertura, de um debate e de um show ao longo do evento. Na Preservação, o tema é “Patrimônio audiovisual brasileiro em rede” e, na Educação, é “Cinema e educação digital: deslocamentos”.

Para a cerimônia de abertura, o diretor Chico de Paula diz que a abordagem foi pensada a partir da narrativa que a música preta brasileira ajudou e ajuda a criar, elucidar e evidenciar. “A escolha dos artistas foi fundamental para trazer vigor e consistência ao que fizemos”, diz Chico, em referência aos nomes convocados para a performance: Banda Diplomattas, DJ Black Josie, Lira Ribas, Maurício Tizumba, Silvia Gomes, Alexandre de Sena, Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia e Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia – Capitão Rodrigo.

Segundo Chico de Paula, são artistas que, além de terem familiaridade com o repertório e o assunto da temática, são também parte do assunto em termos pessoais e de pesquisa. “Construímos junto com eles os caminhos a serem tomados, na imensidão de possibilidades e da enorme riqueza desse conteúdo musical. Escolhemos músicas que, através de suas letras, também nos ajudassem a costurar a narrativa que queríamos e tratamos a Música Preta no Brasil, como define a curadoria, de maneira mais ampla, expandindo o que um recorte de estilo musical pudesse proporcionar”.

Em seguida à performance e à homenagem a Tony Tornado, será exibido, ainda no Cine-Praça, o documentário “Baile Soul”, dirigido por Cavi Borges, que trata dos bailes black cariocas do fim dos anos 1960 até o fim dos anos 70 que originaram o movimento Black Rio.

Em seguida à abertura, o público da CineOP vai poder acompanhar, no Sesc Cine-Lounge Show, o encontro musical entre a Banda Diplomattas e o cantor e instrumentista Maurício Tizumba. Em “Uma viagem pela música preta”, eles vão revisitar canções icônicas da música negra brasileira e internacional e algumas composições autorais. em um show para ninguém ficar parado.

SOBRE A 18ª CINEOP

Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

ABERTURA OFICIAL
EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
HOMENAGEM
MOSTRINHA
MOSTRA VALORES
SESSÕES CINE-ESCOLA
18o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XV FÓRUM DA REDE KINO
DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
OFICINAS
MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
PERFORMANCE AUDIOVISUAL
EXPOSIÇÃO
LANÇAMENTO DE LIVROS
CORTEJO DA ARTE
SHOWS

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No YouTube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO
18ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 21 A 26 DE JUNHO DE 2023 | PRESENCIAL E ONLINE
WWW.CINEOP.COM.BR

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Patrocínio: Itaú, Cemig/Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural e Educacional: Universidade Federal de Ouro Preto, Sistema Fecomércio MG Sesc Senac Sindicatos Empresariais, Instituto Universo Cultural
Apoio: Prefeitura de Ouro Preto e Casa da Mostra
Idealização e realização: Universo Produção
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Universo Produção | (31) 3282.2366/ 9 9534-6310 – Laura Tupynambá | imprensa@universoproducaocom.br
Luz Comunicação
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação