Pela primeira vez na história da Mostra, abertura oficial acontece no Cine-Praça, levando cinema e tradição ao coração da cidade histórica

Hoje (23/6), às 19h30, será a abertura oficial da 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, no espaço Cine-Praça, na Praça Tiradentes. Toda estrutura está montada para receber mais de 600 pessoas, com aquecedores na plateia para maior conforto do público.

Esta será a primeira vez que a abertura será na Praça e os 100 primeiros a chegar ganharão brindes personalizados da CineOP. Um dos destaques é  o ritual multiétnico “Caminhos de Pachamama”, com a presença de diversos representantes de povos indígenas e ameríndios em um momento único e muito significativo.

E depois será realizada a apresentação em sons, imagens e movimentos dos eixos centrais da 17ª CineOP que será feita por uma performance audiovisual com direção de Chico de Paula e roteiro de Chico e da coordenadora geral do evento, Raquel Hallak.

Os homenageados deste ano são os cineastas M’bya Guarani: Kuaray Poty (Ariel Ortega) e Pará Yxapy (Patrícia Ferreira). Logo em seguida o público poderá conferir a exibição do média-metragem “Bicicletas de Nhanderú” (2011), com direção de ambos, e do curta-metragem “Nossos Espíritos Seguem Chegando – Nhe’e Kuery Jogueru Teri” (2021), assinado por Yxapy e Bruno Huyer.

Ao final, o evento segue para o Sesc Cine Lounge Show, no Centro de Artes e Convenções, para as apresentações de DJ Kingdom e Brisa Flow. Thaís Alvim é uma mulher preta, DJ e produtora nascida, criada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Seu projeto musical consiste no estudo & mix de ritmos variados da cultura musical negra brasileira e mundial. Ela é DJ da girlgang belohorizontina ‘FENDA’, e também é uma das precursoras dos projetos Baile Room e Bronka.

Na sequência, é a vez de Brisa Flow. A artista recebeu influências desde criança da música e cultura dos povos andinos através dos seus pais artistas chilenos. Iniciou sua carreira no Hip Hop em Belo Horizonte frequentando batalhas de rap. Sua música traz mensagens sobre sua vivência de mulher ameríndia periférica na América Latina.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No YouTube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
FOTOS – https://www.flickr.com/photos/universoproducao/
SERVIÇO
17ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
22 a 27 de junho de 2022 | Presencial e Online
WWW.CINEOP.COM.BR
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Patrocínio: Cedro Mineração, Cemig/Governo de Minas Gerais
Projeto executado com recurso do Fundo Estadual de Cultura/Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto , Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Universo
Cultural E Casa da Mostra
Apoio:Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Café 3 Corações, Canal Brasil, PMMG
Idealização e realização: Universo Produção

Rua Pirapetinga, 567 ▪ Serra ▪ Belo Horizonte ▪ MG ▪ 30220-150 ▪ (31) 3282 2366 ▪ www.cineop.com.br

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal, Pátria Amada Brasil