DEBATE “UM PLANO DE CINEMA, UM PLANO DE AULA” E DIÁLOGO INTERNACIONAL “A PRESERVAÇÃO NA AMÉRICA LATINA” MARCAM O ÚLTIMO DIA DA PROGRAMAÇÃO REFLEXIVA DA 16A CINEOP

Debates do Encontro da Educação, do Encontro de Arquivos e Roda de Conversa vão movimentar a segunda-feira, dia 28 de junho, último dia da programação da 16a CineOP. A divulgação das Cartas Ouro Preto 2021 do XIII Fórum da Rede Kino e do 16o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros marcam o encerramento das atividades reflexivas do evento. Todas as discussões são gratuitas e têm transmissão pelo site www.cineop.com.br.

Temática Educação

Anualmente, o Encontro da Educação realiza o debate “Um plano de cinema, um plano de aula”, que em 2021 reúne a dupla de cineastas Isael Maxakali e Sueli Maxakali (MG) com Rosângela de Tugny, professora da UFSB (BA). A proposta é aproximar as perspectivas de cada profissional através de um diálogo e das relações de desenvolvimento, abrindo uma brecha criativa de produção de conhecimento sensível e colaborativo entre os convidados. A mesa acontece, às 10 horas, com mediação de Clarisse Alvarenga- curadora da Temática Educação (MG).

Às 14 horas, a programação reflexiva da 16a CineOP abre espaço para a sessão 4 das apresentações de projetos audiovisuais educativos. Serão expostos quatro trabalhos, sendo eles: “Rodando fantasías”, do Ministério de Cultura de Cuba; “Cinemirim”, do Rio de Janeiro; “Remapeando a escola: Ceguib afetivo”, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e “Projeto Mimo – Memória, imagem e movimento”, da Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca (MG). A mediação será realizada por Thiago Antunes, coordenador da Rede Kino (PE).

Temática Preservação

Às 12 horas, a preservação audiovisual no espaço universitário e a formação de novos profissionais estão no foco do estudo de caso “A preservação na extensão acadêmica”, que destaca o trabalho do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual – LUPA, iniciativa pioneira da Universidade Federal Fluminense (UFF) no curso de audiovisual e na formação, preservação e acesso de acervo regional. Participam da discussão os professores da UFF, João Luiz Vieira e Rafael de Luna Freire, com mediação de Tiago de Castro Gomes, secretário-geral da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).

E às 16 horas, será realizado o encontro Diálogos da Preservação Internacional com o tema “A preservação na América Latina”. Na atividade será apresentada ao público brasileiro o trabalho desenvolvido pela Coordinadora Latinoamericana de Imágenes en Movimiento (Claim), uma associação do Chile que reúne 35 arquivos e cinematecas. O objetivo é refletir sobre os principais desafios enfrentados em âmbito regional em um contexto de crise e instabilidade que parece ser comum a grande parte dos países. A convidada do encontro é Mónica Villarroel, coordenadora executiva da CLAIM e diretora da Cinemateca Nacional de Chile. A mediação é de José Quental, curador da Temática Preservação (RJ).

Encontro de Cinema – Roda de Conversa

A última Roda de Conversa da 16a CineOP será realizada às 18 horas, com o tema “Facetas de um regime do absurdo”. Nas últimas três décadas, o cinema brasileiro se voltou a narrar e investigar a ditadura militar, no seu arbítrio e na sua dimensão de absurdo. Baseado nesse contexto, o bate-papo abordará episódios mais conhecidos da ditadura, como a caça ao herói Lamarca, e os mais obscuros, como a campanha “Ouro para o Bem do Brasil” e a Operação Camanducaia, presentes em filmes das Mostras Histórica e Contemporânea. Participam das discussões Chaim Litewski, diretor de “Golpe de Ouro” (EUA); Sérgio Rezende, diretor de “Lamarca” (RJ) e Tiago Rezende de Toledo, diretor de “Operação Camanducaia (SP). A mediação é de Marcelo Miranda, crítico de cinema (MG).

SOBRE A CINEOP

Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 16a edição, de 23 a 28 de junho de 2021, no formato online e reafirma seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação. Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação que oferece oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos. Tudo de graça pelo site www.cineop.com.br.

Acompanhe a 16a CineOP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

16a CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

23 a 28 de junho de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, Cedro Mineração, Cemig|Governo de Minas Gerais

Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto, Casa da Mostra e Instituto Universo Cultural

Apoio: Universidade Federal de Ouro Preto, Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Canal Brasil e Café 3 Corações

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal Pátria Amada Brasil

PROGRAMAÇÃO GRATUITA PELO SITE WWW.CINEOP.COM.BR

  • ABERTURA OFICIAL
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • MOSTRINHA
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIII FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA                                                                                          
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS             
  • EXPOSIÇÃO VIRTUAL “MEU CARTÃO POSTAL DE OURO PRETO”
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • SHOWS