Momento literário vai reunir diversos autores no Centro de Convenções de Ouro Preto, a partir das às 12h30

A programação da 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto tem um espaço mais que reservado para a Literatura. Neste domingo (26/06) é o lançamento de 35 livros (26 títulos impressos e 09 e-books), voltados para as áreas de cinema e educação. O evento será no hall de convivência do Centro de Artes e Convenções.

Entre os títulos estão “O Cinema Brasileiro em Resposta ao País (2016-2021)”, lançado na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Ele tem coordenação editorial de Cleber Eduardo, organização de Raquel Hallak e Fernanda Hallak e edição e distribuição da Universo Produção. Outro destaque é o livro “O Negócio do Filme –  A Distribuição Cinematográfica no Brasil, 1907-1915”, do autor Rafael de Luna Freire, com edição do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e correalização da Cinemateca do MAM e PPGCind-UFF.

Outro lançamento é do livro “Cine-Olho: Manifestos, Projetos e Outros Escritos”, da editora 34. O autor é o também diretor russo Dziga Viertov, com tradução, organização, apresentação e notas de Luis Felipe Labaki, que explica um pouco mais sobre seu conteúdo.

“O Cine-Olho é a primeira coletânea de textos do Dziga Vertov em português, em tradução feita por mim diretamente do russo. Ele é conhecido aqui no Brasil desde os anos 20, pelas revistas cinematográficas e os filmes dele circularam pouco até os anos 60 e os textos dele eram ainda menos conhecidos. O livro traz 90 textos, entre manifestos, intervenções, falas públicas, roteiros, projetos de filmes, um e outro poema ou carta. Ou seja, é uma compilação de textos que cobre a trajetória biográfica e criativa do Vertov”, explica Labaki.

E se quiser conferir a lista completa com todos os livros, autores e editoras confira no site www.cineop.com.br

Serviço:

17ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO 22 a 27 de junho de 2022 | Presencial e Online WWW.CINEOP.COM.BR LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale Patrocínio: Cedro Mineração, Cemig/ Governo de Minas Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto , Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Universo Cultural E Casa da Mostra Apoio:Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Café 3 Corações, Canal Brasil, PMMG Idealização e realização: Universo Produção Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal, Pátria Amada Brasil