Na gelada noite da quinta-feira, 22/6, em Ouro Preto, a cerimônia de abertura da 18ª CineOP aqueceu mentes e corações da plateia que lotou a Praça Tiradentes para acompanhar a abertura oficial do maior evento dedicado ao patrimônio audiovisual no Brasil. A Mostra de Cinema de Ouro Preto segue na cidade histórica até o dia 26 (segunda-feira).
Entre músicas de congado e referências ao soul, a abertura destacou a temática da Música Preta no Brasil – que conduz a curadoria história da mostra em 2023 – e celebrou a carreira de Tony Tornado. Aos 93 anos, o ator e cantor recebeu o Troféu Vila Rica das mãos de seu filho, Lincoln, e se emocionou com o carinho e reconhecimento.
“Só faltam sete anos para eu chegar ao 100, né? Rumo aos 100!”, celebrou. Tornado lembrou que, apesar de ter feito preponderantemente televisão, teve uma significativa carreira no cinema. “Fiz filmes muitos bons, outros nem tanto… e alguns realmente horríveis”, disse, arrancando risos da plateia. “Alguns me orgulham demais, como ‘Quilombo dos Palmares’, do Cacá Diegues, e ‘Pixote’. Viva o cinema nacional! Que honra, que honra”, completou.
Num vídeo apresentado pouco antes da homenagem, produzido pelo Canal Brasil, Tony Tornado apareceu em depoimento gravado para a Universo Produção reforçando suas raízes negras e conclamando “muita paz e amor” entre os povos. “Quando duas mãos se encontram, a sombra refletida no chão é da mesma cor”, dizia no vídeo.
Também por vídeo, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez uma aparição surpresa. Impossibilitada de vir à CineOP por motivos de agenda, ela gravou um depoimento, exibido no telão. Em poucos minutos, exaltou a homenagem a Tony Tornado e disse que “há boas notícias para o cinema no Brasil”. A secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, representou a ministra e está na cidade para conversar com a classe audiovisual.
Logo em seguida à cerimônia, foi exibida o documentário “Baile Soul”, dirigido por Cavi Borges. Ao longo de 80 minutos, o público ouviu histórias deliciosas sobre a ascensão da black music no Rio de Janeiro, a popularização do imaginário visual e social negro vindo dos EUA a partir do sucesso de James Brown e ainda a perseguição dos bailantes pela ditadura militar, municiada de racismo, opressão e preconceito.
A noite foi encerrada no Centro de Convenções de Ouro Preto com o poderoso e empolgante show da banda Diplomattas, que, junto ao multiartista Maurício Tizumba, tocou um repertório inteiramente dedicada e referenciado ]á black music.
SOBRE A 18ª CINEOP
Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.
ABERTURA OFICIAL
EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
HOMENAGEM
MOSTRINHA
MOSTRA VALORES
SESSÕES CINE-ESCOLA
18o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XV FÓRUM DA REDE KINO
DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
OFICINAS
MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
PERFORMANCE AUDIOVISUAL
EXPOSIÇÃO
LANÇAMENTO DE LIVROS
CORTEJO DA ARTE
SHOWS
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No YouTube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
SERVIÇO
18ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 21 A 26 DE JUNHO DE 2023 | PRESENCIAL E ONLINE
WWW.CINEOP.COM.BR
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Patrocínio: Itaú, Cemig/Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural e Educacional: Universidade Federal de Ouro Preto, Sistema Fecomércio MG Sesc Senac Sindicatos Empresariais, Instituto Universo Cultural
Apoio: Prefeitura de Ouro Preto e Casa da Mostra
Idealização e realização: Universo Produção
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Universo Produção | (31) 3282.2366/ 9 9534-6310 – Laura Tupynambá | imprensa@universoproducaocom.br
Luz Comunicação
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação