ENCONTRO DE CINEMA COM A PRESENÇA DO HOMENAGEADO DA 16ª. CINEOP É DESTAQUE DOS DEBATES PROPOSTOS NESTE SÁBADO

Os Encontros da Educação, Encontros de Arquivos, Rodas de Conversas e Masterclass Internacional continuam a movimentar a vasta programação reflexiva da 16ª CineOP. O destaque do dia é a presença do homenageado do evento, o ator Chico Diaz, no bate-papo com a equipe do filme em processo “Girassol Vermelho”. Todas as discussões são gratuitas e têm transmissão pelo site www.cineop.com.br.

Encontros da Educação: XII Fórum da Rede Kino

A programação reflexiva deste sábado começa às 10 horas, com a apresentação de projetos audiovisuais educativos – sessão 2. Serão expostos quatro trabalhos: “Vídeo Cartas: Imagens e sons que viajam”, do Cineduca Uruguai; “Vozeiro: experiências em cinema de grupo com professores”, do laboratório Kumã do Rio de Janeiro; “Minuto Lumiére em 2020”, do Centro Paula Souza de São Paulo e “Crias cine: Criação e produção audiovisual”, da Universidade Federal Fluminense (RJ). A mediação será realizada por Ally Collaço, coordenadora Rede Kino (SC).

Às 14 horas, as apresentações terão continuidade com mais quatro projetos e mediação de Teresa Assis Brasil, coordenadora Rede Kino (RS). Os trabalhos da sessão 3, são: “La Pirinola Fílmica: um espacio educativo de creacióndel cine para Colombia”; “Proyeto Cine Fisico”, da Escuela Pública de Arte da Argentina; “Sentidos, imagens, sons e currículos”, do ProPED – Programa de Pós-Graduação em Educação/EDU/UERJ (RJ) e “Labcines – Olhares remotos”, da Universidade Federal da Bahia.

Encontro de Cinema

Ao meio-dia, acontece o Encontro de Cinema – Roda de Conversa com a equipe do filme em processo “Girassol Vermelho”. Os convidados são: o diretor e roteirista, Éder Santos (MG); a também roteirista, Mônica Cerqueira (MG); o ator homenageado da 16ª CineOP, Chico Diaz (RJ); o produtor, André Hallak (MG); e o coprodutor da Colômbia, Carlos Tribi. A mediação será do crítico de cinema, Marcelo Miranda (MG). Trechos da ficção em processo “Girassol Vermelho” estarão disponíveis no site da CineOP: www.cineop.com.br até às 18 horas, deste sábado (26).

Encontros de Arquivos

Os processos de cuidado e preservação contam com uma série de conversas sob várias perspectivas. Neste sábado, dia 26, às 16 horas, a mesa “A restauração de obras audiovisuais” trata da importância dos laboratórios e dos diferentes processos de restauro, do processo fotoquímico e a chegada do digital. Participam da discussão Alexandre Rocha, sócio-diretor da Afinal Filmes (RJ); Mauro Domingues, arquivista especializado em preservação audiovisual (RJ); e Myrna Brandão, presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (RJ). A mediação é de Alex Vasquez, diretor-tesoureiro da ABPA e Supervisor de Programação no Sesc SP.

Às 18 horas, o debate “Preservação: da criação ao acesso” aborda como a tecnologia digital, em constante processo de transformação, impõe cada vez mais a necessidade de pensar e planejar a preservação como uma etapa inseparável do processo de pré-produção de um filme. E o que produtores estão fazendo para assegurar que novas gerações tenham acesso às suas criações? Para responder a esta e outras questões estarão reunidos Lara Beck Belov (BA), Marina Thomé (SP), Rosemberg Cariry (CE) e Vladimir Carvalho (DF). A mediação é da curadora de curtas da Mostra Contemporânea, Camila Vieira (CE).

Masterclass Internacional

Às 17 horas, entra no ar a masterclass internacional “Mostrar e criar filmes na escola”, ministrada por Natalia Mardones, coordenadora geral do Programa Escuela al Cine, da Biblioteca Nacional de Cinema do Chile. A atividade vai colocar em pauta o programa Escuela al Cine – iniciativa da Cineteca Nacional de Chile com objetivo de formar públicos escolares para o cinema e audiovisual chileno. O projeto tem uma equipe de profissionais da educação e do audiovisual e se articula com uma rede de quase 300 professores. A seriedade nos processos de preservação e a porcentagem de filmes chilenos restaurados e digitalizados fazem do Escuela al Cine um dos principais exemplos da possibilidade de articular a memória audiovisual de um país atualizada no ensino remoto do presente, em diálogo com os conteúdos curriculares para escolas de qualquer nível de ensino. A mediação é da curadora da Temática Educação, Adriana Fresquet (RJ).

SOBRE A CINEOP

Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP– Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 16a edição, de 23 a 28 de junho de 2021, no formato online e reafirma seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação. Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação que oferece oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos. Tudo de graça pelo site www.cineop.com.br.

Acompanhe a 16aCineOP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:www.cineop.com.br /www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop/ universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

16a CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

23 a 28 de junho de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, Cedro Mineração, Cemig|Governo de Minas Gerais

Parceria Cultural:Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto, Casa da Mostra e Instituto Universo Cultural

Apoio: Universidade Federal de Ouro Preto, Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Canal Brasil e Café 3 Corações

Idealização e realização:Universo Produção

Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal Pátria Amada Brasil

PROGRAMAÇÃO GRATUITA PELO SITE WWW.CINEOP.COM.BR

  • ABERTURA OFICIAL
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • MOSTRINHA
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIII FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA                                                                   
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS         
  • EXPOSIÇÃO VIRTUAL “MEU CARTÃO POSTAL DE OURO PRETO”
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • SHOWS