Na manhã desta segunda-feira (27/06), o documentário “Atravessa a Vida” (2020) será exibido no Cine-Teatro, no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, a partir das 8h30. Esta será uma sessão com acessibilidade para jovens a partir dos 14 anos e terá audiodescrição, Libras e legendas descritivas. Após a exibição acontece o Cine-Debate, com mediação da educadora e criadora das Percepções Multidimensionais, Ramina El Shadai.

O documentário do diretor João Jardim mostra alunos do 3º ano do ensino público no interior do Sergipe se preparando para a prova que pode determinar o resto de suas vidas. O filme retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.

“Além de possibilitar às crianças e jovens da rede pública de ensino terem acesso ao cinema de forma gratuita, a CineOP sempre realiza sessões com acessibilidade. São oportunidades educacionais, de desenvolvimento e crescimento, para esses jovens conhecerem e aprenderem sobre o universo cinematográfico brasileiro. A inclusão é um de nossos principais objetivos, em todas as Mostras, pois queremos que todos os públicos tenham acesso”, explica Fernanda Hallak, coordenadora da Sessão Cine-Escola.

Para Ramina, essa é uma oportunidade de aprendizado, “pois não há como falar da importância da acessibilidade, sem falar da importância do cinema como um instrumento que revela as mais variadas percepções, pelas histórias contadas nos filmes. E falar de cinema é falar de conexões. Quando você tem acesso a isso, tem a oportunidade de ampliar seus caminhos. Um leque amplo de oportunidades para fazer escolhas”, explica a educadora.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

17ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
22 a 27 de junho de 2022 | Presencial e Online

WWW.CINEOP.COM.BR


LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale

Patrocínio: Cedro Mineração, Cemig/ Governo de Minas
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto , Instituto Universo CulturalUniversidade Federal de Ouro Preto e Casa da Mostra

Apoio institucional: Fundo Estadual de Cultura/Governo de Minas Gerais

Apoio: Parque Metalúrgico Augusto Barbosa,  Café 3 Corações e Polícia Militar de Minas Gerais

Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal, Pátria Amada Brasil