Na temática “Cinema e educação digital: deslocamentos”, a prática do audiovisual em relação à terra tem sido assunto nos Encontros da Educação na 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto este ano. O assunto foi central no debate “Cinema, território e soberania digital”, realizado na tarde de 24/6 (sábado) e no qual se discutiram processos pedagógicos que se utilizam da produção em imagem e som em contato direto com o ambiente físico onde são feitas.
Um dos projetos apresentados foi o Cinema no Brejo – Laboratório Rural de Formação e Experimentação Audiovisual, com a presença do pesquisador e formador Leonardo Câmara. Criado em 2018 a partir da realização de um cineclube na região rural do Maciço de Baturité, no Ceará, o Cinema no Brejo tem o objetivo de potencializar a relação entre jovens estudantes locais com as histórias, memórias, saberes e fazeres que habitam o imaginário e o cotidiano de seus territórios.
“Percebemos que as crianças ficaram muito interessadas e curiosos com os equipamentos que usávamos no cineclube, queriam fazer vídeos e aprender a usar. Isso nos estimulou a criar uma série de oficinas de audiovisual nas escolas”, relatou Câmara.
O percurso formativo do projeto foi dividido em três ciclos, de forma a desenvolver habilidades e formas de manejo do material de captação e das linguagens e recortes escolhidos: os ciclos Brincar, Trabalho e Terra. “O cinema então foi sendo manejado e apropriado pelos alunos como forma de registrarem descobertas dos espaços e do lugar que eles mesmos ocupavam em seus territórios”, diz o professor.
Dezenas de pequenos vídeos foram produzidos, todos explicitando relações muito diretas de seus pequenos realizadores com vivências e cotidianos conectados aos lugares onde eles habitavam ou trafegavam. Rios, estradas, casas, campos e tudo que chamasse atenção, nos mínimos detalhes, foram se tornando material filmado.
“Os exercícios se tornaram experiências sensíveis das crianças nesses territórios e como elas se relacionavam com ele”, completa Câmara. Informações sobre o projeto podem ser vistas em www.cinemanobrejo.com.br.
SOBRE A 18ª CINEOP
Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.
ABERTURA OFICIAL
EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
HOMENAGEM
MOSTRINHA
MOSTRA VALORES
SESSÕES CINE-ESCOLA
18o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XV FÓRUM DA REDE KINO
DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
OFICINAS
MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
PERFORMANCE AUDIOVISUAL
EXPOSIÇÃO
LANÇAMENTO DE LIVROS
CORTEJO DA ARTE
SHOWS
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No YouTube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
SERVIÇO
18ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 21 A 26 DE JUNHO DE 2023 | PRESENCIAL E ONLINE
WWW.CINEOP.COM.BR
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Patrocínio: Itaú, Cemig/Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural e Educacional: Universidade Federal de Ouro Preto, Sistema Fecomércio MG Sesc Senac Sindicatos Empresariais, Instituto Universo Cultural
Apoio: Prefeitura de Ouro Preto e Casa da Mostra
Idealização e realização: Universo Produção
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Universo Produção | (31) 3282.2366/ 9 9534-6310 – Laura Tupynambá | imprensa@universoproducaocom.br
Luz Comunicação
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação