SESSÕES CINE-ESCOLA, PROMOVIDAS PELA 16ª CINEOP, SE ESTENDEM ATÉ O DIA 30 DE JUNHO

Estudantes e educadores têm programação garantida na 16a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Anualmente o evento realiza o “Cine-Expressão – A escola vai ao cinema, uma iniciativa que une as linguagens da sétima arte e educação com a oferta de uma agenda gratuita e personalizada para atender alunos e professores. Este ano, as exibições contam com oito filmes brasileiros, distribuídos em sessões de acordo com a faixa etária (acompanhe abaixo a relação completa). Mesmo com o encerramento da CineOP, que acontece hoje, dia 28, os filmes do Cine-Escola ficarão disponíveis no site www.cineop.com.br até quarta-feira, dia 30 de junho, possibilitando que os educadores tenham mais tempo para trabalhar os títulos com os seus alunos.

Conforme destaca Raquel Hallak, CEO da Universo Produção e coordenadora geral da 16a CineOP, o “Cine Expressão – A escola vai ao cinema” acontece desde a primeira edição da Mostra. “Mesmo no formato online, a Universo continua disponibilizando as sessões cine-escola para atender os alunos das faixas etárias de 5 a 7 anos, de 8 a 10 anos, de 11 a 13 anos e a partir de 14 anos, sempre mantendo o vínculo e o laço com as escolas estaduais e municipais e dando continuidade a esse trabalho tão necessário”, explica.

Para Raquel, o audiovisual e a educação são duas linguagens que se enriquecem mutuamente. “O cinema, em particular, desempenha um papel fundamental para conhecermos quem nós somos, a nossa cultura e as nossas tradições. Também é uma ferramenta importantíssima que pode ser utilizada em sala de aula, no processo multidisciplinar”, sublinha.

Pensando nesse contexto de refletir sobre o cinema como instrumento pedagógico, que a 16a CineOP preparou um material didático exclusivo de cada filme, para que os professores possam trabalhar com seus alunos os desdobramentos das produções. “Essa é uma oportunidade que temos de capacitar cada vez mais os educadores, para que tudo que já foi feito nas edições anteriores do projeto, não se perca”, finaliza Raquel Hallak.

Os professores que tiverem interesse em acessar o material didático especial, com sugestões e referências de atividades para os alunos, podem solicitar o mesmo através do e-mail cine-escola@universoproducao.com.br.

Acompanhe abaixo a relação completa dos filmes programados para as sessões do Cine-Escola:

SESSÕES CINE-ESCOLA | FILMES EM EXIBIÇÃO

* Faixa etária sugerida: 05 a 07 anos – Classificação indicativa: livre

O MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃOAnimação, Cor, Digital, 10min, MG, 2021

Direção: Jaqueline Dulce Moreira

Ana Galocha encontra um novo e inusitado bichinho de estimação e isso cria muita confusão na sua casa e entre suas amigas. Enquanto cuida do seu bichinho, a menina aprende muitas coisas sobre essas curiosas criaturas e descobre uma nova forma de se divertir.

RAONE Documentário, Cor, Digital, 2min, SP, 2021

Direção: Camila Santana

Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo, vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

VENTO VIAJANTE Animação, Cor, Digital, 6min, CE, 2020

Direção: Os Alunos / Analúcia Godoi | Projeto Animação

Do bairro de Goiabeiras, o CMEI Jacyntha Simões apresenta as belezas do manguezal.

* Faixa etária sugerida: 08 a 10 anos – Classificação indicativa: livre

A MENINA E O VELHO Animação, Cor, Digital, 10min, SC, 2021

Direção: Luciano Fusinato

Uma menina e um velho iniciam uma amizade através dos fios de um varal. Do seu encontro brotam singeleza e poesia.

O MENINO E O OVO – Ficção, Cor, Digital, 12min, MT, 2020

Direção e Roteiro: Juliana Capilé

Em Cuiabá, uma das capitais mais quentes do Brasil, Joana escuta na escola que é possível fritar um ovo no asfalto, de tão quente que é o chão. Proibida pela mãe de testar com os ovos de casa, a menina fará de tudo para descobrir a verdade. Mas nessa busca, dilemas surgem e desafiam Joana a tomar uma decisão.

* Faixa etária sugerida: 11 a 13 anos – Classificação indicativa: livre

MENSAGEM DAS ESTRELASFicção, Cor, Digital, 11min, SP, 2020

Direção e Roteiro: Ariel Pereira Quintela

Uma notícia de TV interrompe uma briga entre pai e filha. Uma forma de vida inteligente fora da Terra nos enviou um questionamento. “Você é feliz?” O debate gerado entre um filósofo e um cientista no jornal sobre o que é felicidade transforma o conflito que estava acontecendo e traz à família uma oportunidade para se perdoarem.

ANA & COPACABANAFicção, Cor, Digital, 3min, RJ, 2020

Direção e Roteiro: Edem Ortegal

Em Copacabana, Rio de Janeiro, Ana descobre um amor pela fotografia durante a tensa quarentena de 2020.

* Faixa etária sugerida: 14 anos – Classificação indicativa: 12 anos

ATRAVESSA A VIDA Documentário, Cor, Digital, 84min, RJ, 2020

Direção: João Jardim

Enquanto alunos do 3º ano do ensino público no interior de Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.

• Na sequência do filme, bate-papo com o diretor João Jardim.

(*)Sessão com acessibilidade: libras, audiodescrição e legendas descritivas em português.

SOBRE A CINEOP

Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 16a edição, de 23 a 28 de junho de 2021, no formato online e reafirma seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação. Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação que oferece oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos. Tudo de graça pelo site www.cineop.com.br.

Acompanhe a 16a CineOP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

16a CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

23 a 28 de junho de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, Cedro Mineração, Cemig|Governo de Minas Gerais

Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto, Casa da Mostra e Instituto Universo Cultural

Apoio: Universidade Federal de Ouro Preto, Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Canal Brasil e Café 3 Corações

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal Pátria Amada Brasil

PROGRAMAÇÃO GRATUITA PELO SITE WWW.CINEOP.COM.BR

  • ABERTURA OFICIAL
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • MOSTRINHA
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIII FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
  • EXPOSIÇÃO VIRTUAL “MEU CARTÃO POSTAL DE OURO PRETO”         
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • SHOWS