TROCA DE CONHECIMENTOS E NOVAS CONEXÕES SÃO O FOCO DAS OFICINAS DA 16a CINEOP

Espaços de qualificação, aperfeiçoamento e capacitação na CineOP, as oficinas integram o Programa de Formação Audiovisual que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras 2021. As atividades têm por objetivo estimular a formação de novos talentos, oportunizar o encontro e o intercâmbio de ideias e conhecimento. Nesta 16a edição do evento, foram promovidas seis oficinas com oferta de 130 vagas. As modalidades foram: “Oficina de Som para Documentário”, “Tecendo Memórias em Imagens e Sons”, “Gestão de Comunicação para Instituições de Salvaguarda”, “Desenvolvimento de Projetos de Educação Audiovisual”, “Espelho Invertido – Exercícios (Audiovisuais) de Escuta Empática” e “Financiando Meu Filme”.

Responsável pela oficina “Tecendo memórias em imagens e sons” o instrutor Eduardo de Souza de Oliveira acredita que, pelo fato das atividades serem intensas e de curto prazo, acabam proporcionando meios mais ágeis para que os(as) participantes possam compreender uma informação que normalmente se restringe às disciplinas universitárias. “A possibilidade de aprendizado através de conteúdos tantos teóricos quanto práticos, através de exposições do(a) ministrante e trocas entre os(as) participantes, pode oferecer importantes balizas de formação profissional como o planejamento, elaboração de concepções e a avaliação de trabalhos audiovisuais”, explica.

Corroborando com o instrutor, Ariane Gervásio, que esteve à frente de “Gestão de comunicação para instituições de salvaguarda”, afirma que as oficinas são fundamentais, principalmente pelo fato do Brasil ser muito carente de cursos ligados à preservação e à conservação. “Falo isso em causa própria, porque já participei como estudante das oficinas da CineOP com foco em preservação e essa experiência foi muito enriquecedora para minha trajetória profissional. Precisamos cada vez mais desse movimento de abrir o diálogo e conhecimento”, relata.

Oficineiro veterano, Igor Amin, da oficina “Desenvolvimento de projetos de educação audiovisual”, sublinha ainda que, a programação proporcionada pela CineOP é fundamental para o campo em que atua. “Em tempos tão difíceis que vivemos nas escolas, o evento abre possibilidades de colocarmos em prática novas abordagens do uso da linguagem audiovisual para ensinar e aprender junto aos educadores e interessados inscritos.”

Nova realidade, novos desafios

Pelo segundo ano consecutivo, toda a programação da CineOP é realizada em ambiente online, devido à pandemia de Covid-19. No que diz respeito às oficinas, os instrutores acreditam que essa nova realidade tem apresentado também novos desafios e algumas vantagens em comparação ao modelo presencial.

Acompanhar o aprendizado dos(as) participantes, estar atento às reações que são manifestadas tanto em formas de perguntas e considerações expressas por voz, quanto pelo chat (caixa de mensagens) do programa de vídeo conferência. Na visão de Eduardo de Souza, esses são os principais desafios de realizar uma oficina em formato virtual. Já a vantagem, em sua avaliação, é a possibilidade de agregar e compartilhar saberes de pessoas residentes e originárias de várias partes do Brasil e do mundo. “No presencial, por muitas vezes, há dificuldades de deslocamento para o local da oficina. No virtual, essas distâncias evaporam e permitem o encontro de participantes de diversas localidades”.

Para Bruna Kassab, que ministrou a oficina “Financiando meu filme”, o maior desafio é adaptar para o formato online, o que só o olho no olho poderia proporcionar. “Eu estou acostumada a ministrar atividades virtuais, portanto já me adaptei com a troca, as percepções e os fluxos das pessoas no ao vivo. No entanto, existem as vantagens também, o online quebra barreiras e garante uma acessibilidade muito maior”, acrescenta.

SOBRE A CINEOP

Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 16a edição, de 23 a 28 de junho de 2021, no formato online e reafirma seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação. Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação que oferece oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos. Tudo de graça pelo site www.cineop.com.br.

Acompanhe a 16a CineOP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

16a CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

23 a 28 de junho de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, Cedro Mineração, Cemig|Governo de Minas Gerais

Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto, Casa da Mostra e Instituto Universo Cultural

Apoio: Universidade Federal de Ouro Preto, Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Canal Brasil e Café 3 Corações

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal Pátria Amada Brasil

PROGRAMAÇÃO GRATUITA PELO SITE WWW.CINEOP.COM.BR

  • ABERTURA OFICIAL
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • MOSTRINHA
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIII FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
  • EXPOSIÇÃO VIRTUAL “MEU CARTÃO POSTAL DE OURO PRETO”         
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • SHOWS