FOTÓGRAFA SÃO-JOANENSE É CLICK DE OURO DA EXPOSIÇÃO VIRTUAL DA 16ª CINEOP

A fotografia “Patrimônio Refletido” da jornalista e fotógrafa são-joanense Thais Andressa foi eleita pelo público como click de ouro da exposição virtual “Meu Cartão Postal de Ouro Preto”, evento cultural que integra a programação da 16a CineOP. A imagem vencedora, que traz a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, foi feita no ano de 2019, na segunda passagem da artista por Ouro Preto.

Na época, Thais estava com uma exposição fotográfica no Centro Cultural Sesi Minas de Ouro Preto, que retratava o centro histórico de São João del-Rei, a partir de reflexos em poças d’água. “Aprecio registrar a paisagem urbana, e tais reflexos estão sempre presentes em meu trabalho. Caminhar pelas ruas de Ouro Preto foi inspirador, um verdadeiro exercício de contemplação, de observação dos detalhes e de imaginar tantas histórias vivenciadas. Para o concurso proposto pela CineOP, busquei um olhar poético e de valorização de todo o patrimônio dessa cidade, que é considerada uma das mais encantadoras do Brasil”, conta Thais Andressa.

A premiação rendeu destaque para a foto na galeria do site da CineOP e um cachê de 700,00 (setecentos reais). Além dos ganhos materiais, Thais reflete sobre o sentimento de motivação para continuar com seus trabalhos e sonhos artísticos. “Uma iniciativa como da CineOP, nos faz ter esperança, possibilita reconhecimento e uma troca que é tão necessária. São tempos difíceis e a arte é um alento. Participar da exposição, junto com imagens tão belas e diversas, já foi enriquecedor para a bagagem de vida, e a premiação foi uma luz em meio ao caos”, comemora a fotógrafa.

A exposição virtual “Meu Cartão Postal de Ouro Preto” pode ser acessada gratuitamente pelo link: https://cineop.com.br/exposicao/. A galeria é composta por imagens do acervo da Universo Produção e também enviadas pelo público, que traduzem as peculiaridades e belezas da cidade barroca mineira.

SOBRE A CINEOP

Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 16a edição, de 23 a 28 de junho de 2021, no formato online e reafirma seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação. Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação que oferece oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos. Tudo de graça pelo site www.cineop.com.br.

Acompanhe a 16a CineOP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

16a CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

23 a 28 de junho de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, Cedro Mineração, Cemig|Governo de Minas Gerais

Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto, Casa da Mostra e Instituto Universo Cultural

Apoio: Universidade Federal de Ouro Preto, Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Canal Brasil e Café 3 Corações

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal Pátria Amada Brasil

PROGRAMAÇÃO GRATUITA PELO SITE WWW.CINEOP.COM.BR

  • ABERTURA OFICIAL    
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • MOSTRINHA
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIII FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
  • EXPOSIÇÃO VIRTUAL “MEU CARTÃO POSTAL DE OURO PRETO”     
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • SHOWS