15ª CINEOP PROMOVE A ACESSIBILIDADE EM FILMES, DEBATES E MASTERCLASSES

É possível acompanhar uma seleção de filmes e atividades da área de educação, com recursos de acessibilidade, até o dia 07 de setembro, no site www.cineop.com.br

A acessibilidade e a inclusão sempre foram prioridades nas mostras que integram o programa Cinema Sem Fronteiras, da Universo Produção, entre elas a 15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que será realizadA até o dia 07 de setembro, em ambiente virtual, com toda a programação no site www.cineop.com.br.

Para que todos possam vivenciar a 15ª CineOP, a programação fílmica conta com seis filmes com recursos de acessibilidade. Durante a Mostra, é possível acessar uma versão do documentário “Cadê Edson”, de Dácia Ibiapina, com legenda descritiva selecionável em português e também com Audiodescrição e Libras. Outra produção que conta com recurso de acessibilidade é o longa-metragem “Helen”, de André Meirelles Collazzo. Na CineOP, está disponível sessão do filme com legenda descritiva selecionável em português. É possível assistir ainda o documentário “Seres, Coisas, Lugares”, de Suzana Macedo, com legenda descritiva selecionável em português.

Os desafios e obstáculos enfrentados por uma pessoa com deficiência estão presentes também no longa-metragem “Meu nome é Daniel”. Daniel Gonçalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. Neste documentário pessoal, o jovem cineasta residente no Rio de Janeiro traça o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição. A partir de imagens de arquivo da família e de cenas gravadas hoje em dia, vamos passear por momentos, histórias e reflexões de Daniel. Na CineOP, a produção está disponível com opção com legenda descritiva selecionável em português. 

Além destes longas, dois curtas-metragens contam com sessões com acessibilidade na 15a CineOP. Os dois episódios do Projeto Educar, documentários produzidos pela TV UFOP e dirigidos por Du Sarto e Wigde Arcangelo, estão disponíveis também com Intérprete de Libras.

Para acompanhar os filmes da programação da 15a CineOP com recursos de acessibilidade, basta acessar no site oficial da CineOP com o link https://cineop.com.br/filmes/sessoes-com-acessibilidade/, até o dia 07 de setembro.

Debates, masterclasses e projetos audiovisuais acessíveis

Além do debate inaugural da 15a CineOP, realizado na noite de 3 de setembro, toda a programação de debates, masterclasses e projetos audiovisuais da Temática Educação conta com intérprete de Libras. Ao todo, são três debates, duas Masterclasses Internacionais e duas sessões de Projetos Audiovisuais Educativos que estão acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. Confira as próximas discussões e encontros da Temática Educação da CineOP: 

Dia 05 de setembro

10 horas – Masterclass Internacional – As telas nas pedagogias da pandemia – Inés Dussel, pesquisadora e professora do Departamento de Investigaciones Educativas DIE-CINVESTAV, no México, ministra a masterclass que abordará como pensar formas de produção colaborativa de conhecimentos usando plataformas e redes cada vez mais controladas pelo capitalismo de vigilância. 

14 horas – 15h30 – Projetos Audiovisuais Educativos – Sessão 1 – Os projetos audiovisuais educativos vinculam telas e janelas para ver o mundo em tempo da quarentena. São 3 sessões com 11 trabalhos selecionados especialmente para a CineOP e comentados e discutidos ao vivo. 

Dia 06 de setembro 

– 10 horas – Debate -Mídias nas Aldeias – A mesa “Mídia nas aldeias” reúne Graciela Guarani (professora e cineasta, PE), Michele Kaiowá (professora e cineasta, MS), Patrícia Ferreira Pará Yxapy (professora e cineasta, RS) e Sophia Pinheiro (cineasta, GO) para discutir o uso dos dispositivos móveis no cotidiano da pandemia para cineastas e educadores e a elaboração de canais de diálogo afetivo em meio ao isolamento social, inclusive nas aldeias Guarani. Essa mesa tem relação direta com a sessão de médias-metragens do projeto Nehemongueta Kunhã Mbaraete, que consiste na troca de vídeo-cartas entre as professoras e suas experiências pessoais da perspectiva indígena e não-indígena.

– 14 horas – Projetos Audiovisuais Educativos – Sessão 2

Dia 07 de setembro

– 10 horas – Debate – Um Plano de Cinema, um Plano de AulaA tradicional mesa “Um plano de cinema, um plano de aula”, que acontece todo ano com convidados distintos, tem em 2020 a cineasta Cristina Amaral e a professora Licinia Correa para aproximarem as experiências de cada uma no trabalho com filmes e com educação.

– 14h – Projetos Audiovisuais Educativos – Sessão 3

Após o término da 15a CineOP, as atividades estarão disponíveis no Canal do YouTube da Universo Produção. 

Sobre a 15a CineOP

A 15a edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada, totalmente em ambiente digital, de 3 a 7 de setembro de 2020. A programação está estrutura em três temáticas: preservação, história e educação e o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos. 

SOBRE A 15ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020, reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo – centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. 

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal

Secretaria Especial de Cultura | Ministério do Turismo Governo Federal

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram@universoproducao

No YoutubeUniverso Produção

No Twitter@universoprod

No Facebookcineop / universoproducao

No LinkedInuniverso-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra