ABERTURA APRESENTA A TEMÁTICA CENTRAL DO EVENTO EM PERFORMANCE AUDIOVISUAL, DEBATE, FILME E LIVE SHOW MUSICAL

Ailton Krenak e Tadeu Jungle estarão no centro do debate inaugural; artistas e músicos mineiros em performance e live show unem cinema e música e filme de abertura “Avesso Festa Baile” é uma oportunidade única para você assistir até o dia 07 de setembro. Detalhes, inscrições e transmissão estão em www.cineop.com.br

A abertura da 15a CineOP está recheada de atrações. Acontece, nesta quinta, dia 3 de setembro, às 20 horas, na sua tela. Basta você acessar o site www.cineop.com.br e curtir uma noite que une cinema, música, performance apresenta a temática central desta edição “Cinema de todas as telas” no ano em que a TV Brasileira celebra 70 anos

PERFORMANCE AUDIOVISUAL

Com criação de Chico de Paula, Grazi Medrado e Raquel Hallak, a performance de abertura apresenta em sons, imagens e movimentos o território Ouro Preto e Minas Gerais – mantendo a conexão do evento com a cidade Patrimônio da Humanidade e mostrando a cidade no evento, além de contextualizar os eixos temáticos – Preservação, História e Educação – que tornam a CineOP, o único evento audiovisual a tratar cinema como patrimônio. 

Com direção, roteiro, fotografia e montagem de Chico de Paula, apresentação e codireção de Grazi Medrado, a performance conta com as participações dos atores Eda, Costa, Eduardo Moreira e Marcelino Xibil, os cantores e músicos Sérgio Pereira e Mayí Mota, trilha assinada pelo Barulhista, produção de Silvia Ferreira, montagem e finalização de Janaína Patrocínio. O resultado é você vai conferir na abertura do evento. 

Clique aqui para ler detalhes sobre a programação completa e os três eixos temáticos.

DEBATE INAUGURAL E FILME DE ABERTURA

Na sequência, o público poderá conferir o debate inaugural “Cinema de Todas as Telas”, tema central desta edição. A mesa reúne os convidados Ailton Krenak (liderança indígena, escritor e filósofo, destaque da Temática Educação) e Tadeu Jungle (cineasta, artista e poeta) para refletir sobre a multiplicação das telas, as grandes companhias de streaming e os desafios de garantir espaço efetivo e produtivo para o audiovisual brasileiro.

Na sequência da performance, o público poderá conferir o documentário experimental “Avesso, Festa, Baile” (1983), que tem direção de Tadeu Jungle e produção da Tvdo, produtora destaque deste ano na Temática Histórica. O média-metragem trata do programa musical “Festa Baile”, produzido pela TV Cultura de São Paulo com apresentação de Agnaldo Rayol e Branca Ribeiro. 

LIVE SHOW PRESTA HOMENAGEM AOS 35 ANOS DA REDE MINAS 

Na celebração à TV promovida pela CineOP, a Rede Minas não fica de fora na primeira noite da mostra. Encerrando a programação do dia, acontece o show “Túlio Mourão e Titane convidam Maurício Tizumba – Homenagem aos 35 anos da Rede Minas”, a partir das 21h30, integrando a programação do Sesc Cine Live Show. O duo Túlio Mourão (que comanda o programa “Noturno” no canal mineiro) e Titane, dupla que lançou o disco “Paixão e Fé” em 2017, toca seu repertório consagrado em mais de 20 cidades mineiras. Para tornar tudo ainda mais grandioso, eles contam com a presença do lendário Maurício Tizumba

O show será transmitido diretamente do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, e poderá ser assistido no site oficial do evento (cineop.com.br) e no canal do Youtube da Universo. Integram o cenário do evento projeção de imagens que marcaram a história das mais de três décadas da Rede Minas, emissora pública que foi sempre um polo de produção e de acolhimento do audiovisual e da música em constante investigação e renovação da linguagem televisiva no estado. Além de poder ser visto ao vivo, o show será posteriormente exibido na grade da Rede Minas.

Para Chico de Paula, artista visual que dirige a abertura da CineOP e tem vasta experiência na televisão mineira, “a Rede Minas sempre foi o lugar da excelência da experimentação e da inovação da linguagem de TV, em consonância, quando não à frente, do que a televisão produziu no Brasil. Num evento como a CineOP, que se abre para um alcance ainda maior devido às particularidades do momento em que vivemos, é fundamental falar do que fazemos para fora das montanhas e vales de Minas, enfrentando o eterno entendimento de um eixo RJ-SP que nunca correspondeu ao que de fato acontece”.

Chico relembra que, na mesma época em que a Tvdo (destaque da Temática Histórica na CineOP 2020, leia mais aqui ) mostrava pessoas do cotidiano e subvertia a noção de personagem televisivo, “a Rede Minas era a primeira emissora no país que transferia o microfone para seus personagens e eliminava a figura do repórter”. Chico também aponta a importância da emissora na expansão das experimentações da videoarte mineira, referência mundial no desenvolvimento da linguagem visual. “A Rede Minas foi onde se encontraram os principais nomes da videoarte de MG, no início da década de 1990, com nomes que ainda hoje investigam, estudam e experimentam formas mais arrojadas de expressão”.

SOBRE A 15ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020, reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo – centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. 

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020

Lei  Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais

Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP 

Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal

* Sintese da Programação

  • ABERTURA OFICIAL 
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • MOSTRINHA 
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XII FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
  • EXPOSIÇÃO CINEOP 15 ANOS 
  • ENCONTROS DE CINEMA | RODAS DE CONVERSA
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • LIVE SHOWS