AINDA DÁ TEMPO DE CONFERIR FILMES EM PRÉ-ESTREIA NA 15ª CINEOP

Na segunda-feira, 07 de setembro, a 15a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega ao fim. Aproveite o feriado para conferir, até às 23h59, pelo site www.cineop.com.br, a seleção completa de filmes da Mostra. Este ano, são 103 produções (15 longas, 12 médias e 76 curtas), de 15 estados, distribuídos nas mostras: Contemporânea, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Mostra Valores e Cine-Escola. Para professores e estudantes, uma boa notícia: os filmes da sessão Cine-Escola ficarão disponíveis para acesso até sexta-feira, dia 11 de setembro. Com isso, educadores terão mais tempo para trabalhar os filmes com seus alunos.

A equipe curatorial da 15a CineOP destaca, entre outras produções, pré-estreias de longas-metragens realizados com arquivos de imagem, que expressam um redimensionamento entre os cineastas da discussão sobre arquivo e preservação.

Na Mostra Contemporânea, “O Filme da Minha Vida”, de Alvarina Souza Silva, é um exemplar dos mais agudos sobre a condição e fragilidade do cinema brasileiro. O documentário é uma rememoração digressiva sobre o filme original da diretora (que leva o mesmo título) realizado, e não concluído, em 1990, quando do fechamento da Embrafilme. 

Já o documentário “A Jangada de Welles”, de Firmino Holanda e Petrus Cariry, tem como ponto de partida um dos filmes mais famosos a ter sua produção interrompida no Brasil. O longa constrói o contexto e se utiliza de entrevistas e imagens de arquivo para revelar, dentro de uma trama histórica e as responsabilidades políticas do fato, o episódio da morte do jangadeiro Manuel Jacaré, que foi tragado pelo mar durante as filmagens de “It’s All True”, de Orson Welles. 

Também tem pré-estreia na 15a CineOP o filme “José Aparecido de Oliveira – o Maior Mineiro do Mundo”, de Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão. O documentário conta a história do célebre mineiro de Conceição do Mato Dentro José Aparecido de Oliveira, ex-governador do Distrito Federal, ex-secretário de Cultura de Minas Gerais e ex-ministro da Cultura. Figura agregadora e importante, sua história é contada por meio de depoimentos de políticos e artistas.

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal

Secretaria Especial de Cultura | Ministério do Turismo Governo Federal

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram@universoproducao

No YoutubeUniverso Produção

No Twitter@universoprod

No Facebookcineop / universoproducao

No LinkedInuniverso-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra