
CINCO FILMES EM PRÉ-ESTREIA EM CARTAZ NA CINEOP
A CineOP tem compromisso com a memória e o cinema como patrimônio. Ainda assim, o que é novo no cinema e o olhar para essas novas produções também estão em foco nos encontros anuais. Por isso, selecionamos alguns filmes que estão em pré-estreia na 15ª CineOP para você conferir. E não se preocupe porque vai de documentário à ficção. Você escolhe os que mais gostar.
Confira e veja aqui a lista completa dos filmes em cartaz até 7 de setembro.

OS OLHOS NA MATA E O GOSTO NA ÁGUA, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
DOCUMENTÁRIO, DCP, COR, 36MIN, RS,2020
O documentário aborda a imagração alemã no Rio Grande do Sul. Para isso, foca em uma pequena cidade no estado e conta histórias de uma passado distante que chegam por meio de um livro de colorir.

HELEN, de André Meirelles Collazzo
FICÇÃO, DCP, COR, 98MIN, SP,2019
Helen é uma menina que vive intensamente entre uma brincadeira e outra na rua, aulas na escola e tarefas para ajudar a vó trabalho. Ela ainda não sabe da dureza do mundo e da realidade na qual vive. A sua única preocupação é juntar dinheiro para comprar um kit de maquiagem de presente de aniversário para a avó.

JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA –O MAIOR MINEIRO DO MUNDO, de Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão
DOCUMENTÁRIO, DCP, COR, 89MIN, MG, 2019
O documentário mostra a trajetória de José Aparecido de Oliveira. Ele foi deputado federal, jornalista, secretário de estado, ministro, governador e embaixador. Se destacou pela iniciativa de fundar a Universidade da Paz, na Granja do Torto. Além disso, foi assessor de Jânio Quadros e teve papel importante na redemocratização do Brasil. A história é contada por meio de depoimentos de personalidades políticas que conviveram com José Aparecido em Brasília.

A JANGADA DE WELLES, de Firmino Holanda e Petrus Cariry
DOCUMENTÁRIO, DCP, COR, 75MIN, CE, 2019
O cineasta Orson Welles passou pelo Brasil em 1942 e se tornou tema central deste documentário de Firmino Holanda e Petrus Cariry. A narrativa mostra os bastidores da filmagem do documentário It’s All True (É tudo verdade), que Welles filmava sobre o carnaval carioca e sobre os jangadeiros do Ceará. O líder dos jangadeiros, Manuel “Jacaré, morreu acidentalmente durantes as filmagens no Rio. É um filme que evoca memórias do Estado novo, da passagem de Welles pelo Brasil e da luta dos jangadeiros por direitos trabalhistas.

SERES, COISAS, LUGARES, de Suzana Macedo
DOCUMENTÁRIO, DCP, COR, 51MIN, RJ/MG,2019
O lastro documental da obra de João Guimarães Rosa inspirou este filme de Suzana Macedo. A partir do conto “O recado do morro”, a narrativa do documentário faz o caminho inverso da literatura, indo em direção à realidade que inspirou o filme. O texto é um dos sete contos do livro “Corpo de Baile” e descreve a ida e a volta de uma região central em Minas em direção ao Norte até chegar no Rio São Francisco.
SOBRE A 15ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020, reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo – centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais.
***
ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:
Na Web: www.cineop.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.
Participe da Campanha #eufaçoaMostra
***
SERVIÇO
15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal
* Sintese da Programação
- ABERTURA OFICIAL
- EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
- PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
- MOSTRINHA
- MOSTRA VALORES
- SESSÕES CINE-ESCOLA
- ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
- ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XII FÓRUM DA REDE KINO
- DEBATES
- OFICINAS
- MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
- EXPOSIÇÃO CINEOP 15 ANOS
- ENCONTROS DE CINEMA | RODAS DE CONVERSA
- PERFORMANCE AUDIOVISUAL
- LIVE SHOWS