
CINEMATECA PORTUGUESA DEVE IMPLANTAR SISTEMA MODERNO DE DIGITALIZAÇÃO DE ACERVO ATÉ O FIM DO ANO
Discutindo sua atuação na Cinemateca Portuguesa, o diretor de acervo Tiago Baptista fez, no sábado (5/9), uma masterclass sobre uma das mais importantes instituições de patrimônio audiovisual no mundo. Sob mediação dos curadores da Temática Preservação, Ines Aisengart Menezes e José Quental, Batpista falou da importância de uma cinemateca num contexto contemporâneo em que o acesso a filmes é tão facilitado pelas tecnologias digitais formais e informais.
“O espectador pode fazer suas escolhas, sua cinematografia, fazer seu caminho”, comentou Baptista. Diante de um cenário assim, a existência de museus e cinematecas se torna ainda mais fundamental, pois fazem a salvaguarda de memórias, acervos e organizações da história não só do audiovisual, mas de toda uma cultura. “Eles têm função de recordar o passado diante do presente. Não existe nada no presente que seja natural ou inevitável: o passado nos ajuda a perceber que o presente é fruto de escolhas, de opções, de debates”, disse.
Fundada em 1948, a Cinemateca Portuguesa surgiu num cenário de ditadura, em pleno Estado Novo e com propósito de se inserir na máquina de propaganda estatal. Com a Revolução dos Cravos, em 1975, e o fim da ditadura, a instituição seguiu outros caminhos e manteve sua autonomia em relação ao poder político, inclusive através de lei estatutária que mantém sua estabilidade. Tiago Baptista exaltou essa autonomia e lamentou a situação atual da Cinemateca Brasileira, que enfrenta a maior crise de sua história em meio ao esvaziamento promovido pelo atual governo federal.
Com grande participação virtual na transmissão da masterclass, Tiago Baptista respondeu a algumas questões. Muitas delas eram sobre justamente a transição de uma cinemateca para a tecnologia digital. No caso da Cinemateca Portuguesa, há grande preocupação de depositar e transmitir esses novos conteúdos em seus formatos originais.
“Aplicamos o mesmo princípio, ao máximo, que usamos nas películas, mantendo assim os formatos de produção”, explicou. Baptista revelou ainda que, nos últimos anos, a Cinemateca tem buscado aprimorar esse processo. “Até o fim de 2020, teremos um arquivo digital profissional, formado pelo conjunto de um hardware e software que combina armazenamento em disco rídigo e uma biblioteca de suporte de fita magnética”.
SOBRE A 15ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020, reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo – centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais.
***
ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:
Na Web: www.cineop.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.
Participe da Campanha #eufaçoaMostra
***
SERVIÇO
15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal
* Sintese da Programação
- ABERTURA OFICIAL
- EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
- PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
- MOSTRINHA
- MOSTRA VALORES
- SESSÕES CINE-ESCOLA
- ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
- ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XII FÓRUM DA REDE KINO
- DEBATES
- OFICINAS
- MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
- EXPOSIÇÃO CINEOP 15 ANOS
- ENCONTROS DE CINEMA | RODAS DE CONVERSA
- PERFORMANCE AUDIOVISUAL
- LIVE SHOWS