CURADORES APRESENTAM PROGRAMAÇÃO DA 15ª CINEOP

A próxima live da 15ª CineOP será com os curadores do evento e acontece nesta quarta, dia 19 de agosto, às 18 horas, no canal do Youtube da Universo Produção

A Universo Produção convida os curadores Ines Aisengart Menezes (Temática Preservação), Francis Vogner dos Reis (Temática Histórica), Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga (Temática Educação) para apresentarem a abordagem de cada temática do evento em live que será realizada nesta quarta-feira, dia 19, às 18 horas, no canal do Youtube: www.youtube.com/UniversoProducao.

O tema central da 15a CineOP é “Cinema de Todas as Telas” e propõe refletir o momento atual mundial, em que a revolução da tecnologia da informação, a transformação dos hábitos culturais, a multiplicação de canais, plataformas, redes e serviços interativos dão o tom da complexidade dos desafios do mundo contemporâneo e globalizado.

Pensado de forma ampla, a temática será desdobrada em três temáticas específicas do evento: Preservação, História  e Educação. Em cada uma, as curadorias propuseram reflexões que dialogam com o cenário atual de distanciamento social – em que as pessoas têm sido orientadas a permanecerem em casa – e suas consequências sob a recepção, a memória e o aprendizado na perspectiva audiovisual.

Na Temática Histórica, assinada pelo curador Francis Vogner dos Reis o enfoque será o tema ” Televisão: o que foi, o que é e o que ainda pode ser” visando provocar uma reflexão entre o cinema brasileiro e a Televisão, no ano em que a TV brasileira comemora 70 anos.

Já na Temática Preservação, a dupla de curadores José Quental e Ines Aisengart Menezes propõe este ano o conceito de “Patrimônio Audiovisual: Acervos em risco e novas formas de difusão”, tendo por eixo a produção televisiva como elemento central na formação cultural da sociedade brasileira.

A proposta da Temática Educação assinada pelas as curadoras Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga,  assume este ano o recorte “Telas e Janelas: Tempo de cuidado, delicadeza e contato”, com o propósito de refletir como o cinema tem estado, como nunca antes, tão presente nas diferentes telas que circulam em boa parte dos espaços, sejam domésticos ou públicos. As janelas foram resignificadas e se tornaram um novo marco de enquadramento, por onde se vê o mundo de modo direto (porém à distância) e por onde ainda é possível registrá-lo

 

SOBRE A CINEOP


A 15a edição da CineOP– Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada em ambiente digital, de 3 a 7 de setembro de 2020 no site www.cineop.com.br. A programação está estruturada em três temáticas: preservação, história e educação. O público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos.

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

3 a 7 de setembro de 2020

 

Lei Federal de Incentivo

Parceria Cultural: Sesc em Minas e Universidade Federal de Ouro Preto

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria Especial de Cultura | Ministério do Turismo Governo Federal

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra