DOCUMENTÁRIOS HISTÓRICOS IMPERDÍVEIS NA CINEOP

Entre os filmes imperdíveis da CineOP estão, é claro, os documentários. Anualmente, a curadoria seleciona produções contemporâneas, que dialogam com educação, preservação e história, assim como raridades da produção nacional. Ou seja, aqueles que foram importantes para a época na qual foram produzidos e ainda reverberam atualmente.

Então, confira a seguir três dos documentários históricos que você não pode deixar de ver durante a 15ª CineOP.

Ah! E como esta edição da mostra é digital, não deixe de se inscrever (ali no ícone do lápis) e agendar os filmes para o melhor dia e horário para você, entre 3 e 7 de setembro.

A LUTA DO POVO (Mostra Histórica)

Documentário, digital , cor, 30min, SP, 1980

Direção: Renato Tapajós

A partir da morte do operário Santo Dias da Silva, o documentário aborda diversas lutas de movimentos populares em São Paulo de 1978 a 1980. Alguns exemplos são: Movimento das Favelas, Movimento de Saúde, Movimento contra a Carestia, Luta dos posseiros do Vale da Ribeira, greve dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo e o Primeiro de Maio de 1979.

A narrativa termina nas manifestações de 1º de maio de 1980, quando 100 mil pessoas se juntaram na praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo, para lutar pelos direitos dos trabalhadores e mostrar resistência à ditadura militar. 

Clique aqui para ativar um lembrete para ver o filme entre 3 e 7 de setembro

MOCIDADE INDEPENDENTE

Documentário, U-matic, cor, 20min, SP, 1981

Direção: Tadeu Jungle

Produção: TVDO

Nomes como Itamar Assumpção, Raul Seixas, Jorge Mautner, Gang 90 & Absurdettes e outros marcaram presença neste documentário, que é um compacto de oito programas originais apresentados por Nelson Motta. Eles foram veiculados aos sábados na TV Bandeirantes durante a década de 1980. Essa foi a estreia da TVDO em rede nacional. Foi a produtora que também dirigiu, editou e performou algumas das cenas. 

Ative aqui um lembrete para ver o filme. 

Inscreva-se gratuitamente para receber as informações em primeira mão

WILSINHO GALILEIA

DOCUMENTÁRIO, formato original 16mm, COR, 66MIN, SP, 1978

Direção: João Batista de Andrade

Aos 14 anos, Wilson Paulino da Silva entrou para o crime e em três anos, já tinha praticado quase 500 assaltos e assassinado 20 pessoas. Essa é a história contada no documentário de João Batista de Andrade. O longa foi produzido para o programa Globo Repórter e une dramatizações e imagens reais. Wilsinho Galileia foi preso várias vezes e fuzilado pela polícia na casa da sua namorada. 

Clique aqui e agende o melhor horário para ver o filme

SOBRE A CINEOP


A 15a edição da CineOP– Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada em ambiente digital, de 3 a 7 de setembro de 2020 no site www.cineop.com.br. A programação está estruturada em três temáticas: preservação, história e educação. O público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos.

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

3 a 7 de setembro de 2020

Lei Federal de Incentivo

Parceria Cultural: Sesc em Minas e Universidade Federal de Ouro Preto

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria Especial de Cultura | Ministério do Turismo Governo Federal

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra