
EM MASTERCLASS POÉTICA E EMOCIONANTE, CARLOS SKLIAR EXALTA A IMPORTÂNCIA DA INFÂNCIA COMO TEMPO DE SE COMPREENDER AS COISAS IMPORTANTES DA VIDA
Numa tocante masterclass realizada na tarde de sexta-feira (4/9), Carlos Skliar, investigador principal do Instituto de Investigaciones Sociales da América Latina (Argentina), falou sobre a “pedagogia da fragilidade”. O conceito foi desenvolvido a partir da ideia de que as pessoas não nascem com capacidade de sentir amor, dor e noções de morte, o que conflui num constante ensinamento que tem a educação como ponto fundamental.
Skliar disse que “o frágil é a debilidade, a facilidade de uma coisa quebrar, que é o oposto da tenacidade, do objeto que insiste em não se quebrar”. Para ele, “essa fragilidade de cada um de nós não deseja outra coisa que não experimentar o pequeno, e ela abre espaço para uma pergunta que, de outro modo, seria inaudível: o do saber da morte que cria, assim, um belo desespero por viver”.
Também escritor e poeta, Skliar trafegou por pensadores, filósofos, referências e experiências para tratar de possíveis outras formas de relação com o ensino para além da educação formal. “Nossas vidas são narradas por todos os momentos em que nos damos conta de cada uma das coisas realmente importantes, como a vida, a morte, a tristeza, a intimidade e solidão; quando todos têm espaço a se dar conta dessas coisas”, afirmou. “Uma aprendizagem sem nosso corpo, sem nossa biografia, é uma fórmula vazia e seca. A humanidade deve amadurecer para a infância, por mais que isso seja um contrassenso. Mia Couto diz que a infância é quando ainda não é tarde demais”.
SOBRE A 15ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020, reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo – centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais.
***
ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:
Na Web: www.cineop.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.
Participe da Campanha #eufaçoaMostra
***
SERVIÇO
15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal
* Sintese da Programação
- ABERTURA OFICIAL
- EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
- PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
- MOSTRINHA
- MOSTRA VALORES
- SESSÕES CINE-ESCOLA
- ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
- ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XII FÓRUM DA REDE KINO
- DEBATES
- OFICINAS
- MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
- EXPOSIÇÃO CINEOP 15 ANOS
- ENCONTROS DE CINEMA | RODAS DE CONVERSA
- PERFORMANCE AUDIOVISUAL
- LIVE SHOWS