
NA CONTRAMÃO DAS NARRATIVAS DA GRANDE MÍDIA, CINEASTAS DISCUTEM FILMES QUE APRESENTARAM OUTRAS FORMAS DE LIDAR COM A REALIDADE
Na roda de conversa “Imagens na contramão das narrativas midiáticas”, mediada pelo curador da Temática Histórica, Francis Vogner dos Reis, o diretor João Batista de Andrade e a diretora Dácia Ibiapina contaram sobre os processos de alguns de seus trabalhos mais notórios – e que estão em exibição na grade virtual da CineOP.
João Batista relembrou seus tempos de Globo Repórter, entre 1975 e 1979, quando produziu diversos programas e inseriu, na TV aberta e na maior emissora do país, provocações estéticas e narrativas que contrastavam com o noticiário tradicional. É de 1978 “Wilsinho Galileia”, que ele fez sob encomenda da produção e depois foi censurado porque a diretoria não aprovou a forma crítica como ele abordava a construção midiática em torno do personagem-título.
Veja Wilsinho Galileia na CineOP
“A mídia constrói figuras que ela considera como bandidos e depois essas pessoas são mortas”, contou João Batista, que acredita que a Globo sofreu influência das eleições indiretas daquele ano que levaram Ernesto Geisel à presidência. Em 1979, “Wilsinho Galileia” foi exibido.
Do Distrito Federal, Dácia Ibiapina também se mobilizou para fazer “Cadê Edson?” após se chocar com a forma como a mídia tradicional tratava Edson Ferreira da Silva, um dos militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). “Os jornais e os programas de TV construíam uma imagem dele como se fosse um bandido, alguém perigoso, mal encarado, e eu sabia que não era assim. Então propus a ele de fazermos um documentário”, relembrou.
No processo, aconteceu a desocupação da Torre Palace, prédio vazio que havia sido ocupado pelo MTST. O movimento de violência perpetrado pela Polícia Militar para tirar os sem-teto do local gerou as imagens mais fortes do filme. Dácia diz que, de certa forma, “Cadê Edson?” é um filme de arquivo com materiais produzidos por ela mesma. “A desocupação foi em 2012, e eu só voltei a mexer no material em 2016 ou 2017, então elas já eram registros de outro tempo”.
SOBRE A 15ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020, reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo – centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais.
***
ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:
Na Web: www.cineop.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.
Participe da Campanha #eufaçoaMostra
***
SERVIÇO
15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal
* Sintese da Programação
- ABERTURA OFICIAL
- EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
- PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
- MOSTRINHA
- MOSTRA VALORES
- SESSÕES CINE-ESCOLA
- ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
- ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XII FÓRUM DA REDE KINO
- DEBATES
- OFICINAS
- MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
- EXPOSIÇÃO CINEOP 15 ANOS
- ENCONTROS DE CINEMA | RODAS DE CONVERSA
- PERFORMANCE AUDIOVISUAL
- LIVE SHOWS