PRESENÇAS INTERNACIONAIS E PROJETOS AUDIOVISUAIS MOVIMENTAM O TERCEIRO DIA DA CINEOP

A Masterclass Internacional “As Telas nas Pedagogias da Pandemia”, abre a programação da 15a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto no sábado, 05 de setembro, às 10 horas. Inés Dussel, pesquisadora e professora do Departamento de Investigaciones Educativas DIE-CINVESTAV, no México, ministra a atividade que abordará como pensar formas de produção colaborativa de conhecimentos usando plataformas e redes cada vez mais controladas pelo capitalismo de vigilância. A Masterclass Internacional da Temática Educação terá mediação de Adriana Fresquet – curadora Temática Educação |RJ.

Às 11 horas, os Diálogos da Preservação do Encontro de Arquivos, contará com debate com o tema “Fiaf: Comunidade e Estratégias”. Uma conversa em torno das formas de atuação da Federação neste contexto de inédita crise mundial, que demanda o fortalecimento das redes de colaboração e solidariedade. A discussão contará com a presença de Christophe Dupin – administrador sênior da Federação Internacional de Arquivos de Filmes – Fiaf |Bélgica e a mediação de Ines Aisengart Menezes – curadora Temática Preservação |SP e José Quental – curador da Temática Preservação |RJ.

A Sessão 1 de Projetos Audiovisuais Educativos, pelo Encontro da Educação, será realizado às 14 horas. Os projetos audiovisuais educativos vinculam telas e janelas para ver o mundo em tempo da quarentena. Esta primeira sessão conta com projetos dos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e do Distrito Federal e terá a mediação de Daniele Grazinoli |RJ e Felipe Leal Barquete |PB, coordenadores da Rede Kino.

Também às 14 horas, será realizada a 2ª Reunião de Trabalho dos Participantes do Encontro Nacional de Arquivos e Membros da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. A Assembleia Geral da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e a apresentação de relatório de atividades da ABPA 2018/2020, contará com a coordenação de Carlos Roberto de Souza – presidente da ABPA |SP e Débora Butruce – preservadora Audiovisual e vice-presidente da ABPA |SP.

A segunda Masterclass Internacional do sábado, com o tema “Cinemateca Portuguesa do Fotoquímico ao Digital”, será realizada às 16 horas. O diretor de acervo da Cinemateca Portuguesa, Tiago Baptista, é convidado a compartilhar suas reflexões sobre as ações de sua instituição no mundo digital. A presença digital da Cinemateca Portuguesa foi construída de forma gradual e consistente nos últimos anos. A pandemia de covid-19 obrigou o fechamento temporário das salas de cinema e aprofundou esse processo. O enfoque desta masterclass incide sobre os desafios para conjugar a nova dimensão do acesso digital com as missões de uma cinemateca – sobretudo em propiciar uma compreensão e uma experiência ampla do cinema. A mediação será de Ines Aisengart Menezes – curadora Temática Preservação |SP e José Quental – curador da Temática Preservação |RJ.

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal

Secretaria Especial de Cultura | Ministério do Turismo Governo Federal

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram@universoproducao

No YoutubeUniverso Produção

No Twitter@universoprod

No Facebookcineop / universoproducao

No LinkedInuniverso-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra