DEBATE SOBRE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS APRESENTOU AÇÕES EM ESCOLAS DE TODO O BRASIL

O primeiro encontro de projetos audiovisuais educativos discutiu sobre iniciativas que vincularam telas e janelas para o mundo ver em tempo da quarentena. Participaram do encontro Solange Stecz, da Universidade Estadual do Paraná; Vitória Moura Alves, da FE-UnB; Sergio Alkmim, da Funec Cruzeiro do Sul e Aline Jekimim Goulart, da EMEF Padre Melico Cândido Barbosa. Daniele Grazinoli e Felipe Leal Barquete, da Rede Kino foram os responsáveis pela mediação.

Solange Stecz abriu falando sobre o projeto Meu mundo, minha janela, da Universidade  Estadual do Paraná. Segundo ela, os alunos fizeram filmes com cenas registradas pelo celular durante o isolamento social. “Os participantes produzem e o laboratório coloca os ajustes e vinhetas. Além disso, realizamos oficinas com jovens na escola e na comunidade”, disse.

Vitória Moura Alves, da FE-UnB, apresentou o trabalho da Universidade e Escola sem Muros. Um projeto de extensão que propõe contato com a escola e oficinas exibição de filmes, além de encontros.

O professor Sergio Alkmim, da Funec Cruzeiro do Sul, falou sobre o projeto Rodas de conversas: reflexões contemporâneas e afetos em tempos de crise, que oferece ações de cineclube, debates e rodas de conversa, em Contagem – MG.

Por fim, foi a vez de Aline Jekimim Goulart, da EMEF Padre Melico Cândido Barbosa, falar sobre o Cinema na escola, inclusive em meio à Pandemia. Uma iniciativa onde alunos produzem filmes com celular de casa.

Para finalizar Solange deixou uma linda mensagem. “Fazer cinema é uma maneira dos alunos se expressaram. O audiovisual é um instrumento didático e de fruição. Uma maneira de dar voz a jovens e adolescentes”.

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

3 a 7 de setembro de 2020

Lei Federal de Incentivo

Parceria Cultural: Sesc em Minas e Universidade Federal de Ouro Preto

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria Especial de Cultura | Ministério do Turismo Governo Federal

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra