
Roteiro para acompanhar a 15ª CineOP no dia 4 de setembro, por Camila Vieira
A programação da 15ª está extensa. Com muitos filmes, debates, masterclasses e lives shows. Em um ambiente totalmente digital, podem surgir algumas dúvidas e você pode até ficar um pouco perdido, não é? Para te ajudar no primeiro dia de programação, a curadora de curtas da Mostra Contemporânea, Camila Vieira, fez um roteiro de quais atividades participar.
A partir dele, você pode continuar construindo seu roteiro de acordo com o que você mais gosta. “Começaria pela masterclass com Carlos Skliar a partir do tema Cinema e Educação: Tempo da Delicadeza, às 14h”, propõe Camila. Carlos Skliar é pesquisador principal do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica da Argentina, CONICET e pesquisador principal da Área de Educação da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, FLACSO-Argentina. Na masterclass, Carlos reflete as relações entre fragilidade, uma condição humana comum, e a pedagogia.
Inscreva-se gratuitamente para receber as informações em primeira mão
“Na sequência, veria os episódios I e II de Os Arara, do Andrea Tonacci, dentro da Mostra Histórica”. As duas partes do filme documentam os preparativos e das expedições da Frente de Atração Arara da FUNAI no Pará. A construção da Transamazônica repartiu o território dos Arara ao meio e eles reagiram. Em resumo, os dois episódios são uma reflexão e busca de entendimento sobre a vida dos Arara. O diretor ficou oito meses completamente imerso na floresta para fazer os registros.
Clique aqui para o episódio I e aqui para o episódio II.
“Logo depois assistiria à cópia restaurada de Pixote – A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco, dentro da Mostra Preservação”, prossegue Camila. O filme mostra a história de quatro meninos que fogem de um reformatório em São Paulo e passam a viver com uma prostituta. Eles escaparam por insatisfação com a dura realidade no local e com as injustiças dos administradores da instituição.
“Pra encerrar, acompanharia o show da banda Graveola, às 21h”, completa Camila Vieira. Todas as noite são encerradas com apresentações artísticas. A da sexta-feira fica por conta do grupo Graveola. A banda mistura gêneros, instrumentos e arranjos sob a influência da MPB como Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Novos Baianos e Clube da Esquina. É em 4 de setembro, às 21h.
Inscreva-se gratuitamente para receber as informações em primeira mão
SOBRE A CINEOP
A 15a edição da CineOP– Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada em ambiente digital, de 3 a 7 de setembro de 2020 no site www.cineop.com.br. A programação está estruturada em três temáticas: preservação, história e educação. O público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos.
***
SERVIÇO
15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto
3 a 7 de setembro de 2020
Lei Federal de Incentivo
Parceria Cultural: Sesc em Minas e Universidade Federal de Ouro Preto
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério do Turismo Governo Federal
***
ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:
Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.
Participe da Campanha #eufaçoaMostra