Roteiro para acompanhar a 15ª CineOP no dia 4 de setembro, por Camila Vieira

A programação da 15ª está extensa. Com muitos filmes, debates, masterclasses e lives shows. Em um ambiente totalmente digital, podem surgir algumas dúvidas e você pode até ficar um pouco perdido, não é? Para te ajudar no primeiro dia de programação, a curadora de curtas da Mostra Contemporânea, Camila Vieira, fez um roteiro de quais atividades participar.

A partir dele, você pode continuar construindo seu roteiro de acordo com o que você mais gosta. “Começaria pela masterclass com Carlos Skliar a partir do tema Cinema e Educação: Tempo da Delicadeza, às 14h”, propõe Camila. Carlos Skliar é pesquisador principal do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica da Argentina, CONICET e pesquisador principal da Área de Educação da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, FLACSO-Argentina. Na masterclass, Carlos reflete as relações entre fragilidade, uma condição humana comum, e a pedagogia.

Agende aqui! 

Inscreva-se gratuitamente para receber as informações em primeira mão

“Na sequência, veria os episódios I e II de Os Arara, do Andrea Tonacci, dentro da Mostra Histórica”. As duas partes do filme documentam os preparativos e das expedições da Frente de Atração Arara da FUNAI no Pará. A construção da Transamazônica repartiu o território dos Arara ao meio e eles reagiram. Em resumo, os dois episódios são uma reflexão e busca de entendimento sobre a vida dos Arara. O diretor ficou oito meses completamente imerso na floresta para fazer os registros. 

Clique aqui para o episódio I e aqui para o episódio II.

“Logo depois assistiria à cópia restaurada de Pixote – A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco, dentro da Mostra Preservação”, prossegue Camila. O filme mostra a história de quatro meninos que fogem de um reformatório em São Paulo e passam a viver com uma prostituta. Eles escaparam por insatisfação com a dura realidade no local e com as injustiças dos administradores da instituição. 

Veja aqui

“Pra encerrar, acompanharia o show da banda Graveola, às 21h”, completa Camila Vieira. Todas as noite são encerradas com apresentações artísticas. A da sexta-feira fica por conta do grupo Graveola. A banda mistura gêneros, instrumentos e arranjos sob a influência da MPB como Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Novos Baianos e Clube da Esquina. É em 4 de setembro, às 21h.

Veja aqui! 

Inscreva-se gratuitamente para receber as informações em primeira mão

SOBRE A CINEOP


A 15a edição da CineOP– Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada em ambiente digital, de 3 a 7 de setembro de 2020 no site www.cineop.com.br. A programação está estruturada em três temáticas: preservação, história e educação. O público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos.

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

3 a 7 de setembro de 2020

Lei Federal de Incentivo

Parceria Cultural: Sesc em Minas e Universidade Federal de Ouro Preto

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria Especial de Cultura | Ministério do Turismo Governo Federal

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra