TERCEIRO DIA DA PROGRAMAÇÃO DA 15ª CINEOP CONTA COM PRESENÇAS INTERNACIONAIS E DESTACA A TRAJETÓRIA DA TVDO

No site oficial da CineOP, filmes, masterclasses, debates e rodas de conversa movimentam o sábado, 05 de setembro.

Segue intensa neste sábado, 05 de setembro, a programação da 15a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Diretamente da tela de seu computador, tablet ou celular, o público poderá conferir a qualquer hora, no site oficial da CineOP, a extensa e diversificada seleção de 103 filmes (15 longas, 12 médias e 76 curtas) do evento. As produções de 15 estados, estão distribuídas nas mostras: Contemporânea, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Mostra Valores e Cine-Escola. Também movimentam a programação de sábado, duas masterclasses internacionais, debates, rodas de conversa e uma animada live show. As atividades e atrações da 15a CineOP seguem até dia 07 de setembro, pelo site www.cineop.com.br

Para quem prefere vivenciar em formato digital, uma experiência de mostra de cinema semelhante ao evento presencial, neste dia 05 de setembro, curtas da Tvdo e da Sessão Vídeo Popular estão entre os destaques da da seleção fílmica da equipe curatorial da 15a CineOP. Na Mostra Histórica, o público poderá conhecer um pouco da trajetória da Tvdo por meio dos filmes “Quem Kiss Teve”, “Heróis 2” e “Mocidade Independente”, dirigidos por Tadeu Jungle, entre outras produções. E também a expressão da realidade da comunidade da Baixada Fluminense da TV Maxambomba, nos curtas “Eleições: Lindomar Ribeiro” e “Um Preto Velho Chamado Catoni”, que tem direção de Valter Filé. 

Na Mostra Contemporânea, destaque também para pré-estreias: do longa-metragem “Helen”, de André Meirelles Collazzo, e do média “Seres, Coisas, Lugares”, de Suzana Macedo, que integra a relação de filmes da Sessão Cine Vila Rica. Confira a relação completa de filmes destaques do dia no folder da programação da 15a CineOP, disponível no site www.cineop.com.br

Masterclasses, debates e rodas de conversa

A Masterclass Internacional “As Telas nas Pedagogias da Pandemia”, abre a programação da 15a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto no sábado, 05 de setembro, às 10 horas. Inés Dussel, pesquisadora e professora do Departamento de Investigaciones Educativas DIE-CINVESTAV, no México, ministra a atividade que abordará como pensar formas de produção colaborativa de conhecimentos usando plataformas e redes cada vez mais controladas pelo capitalismo de vigilância. A Masterclass Internacional da Temática Educação terá mediação de Adriana Fresquet – curadora Temática Educação |RJ.

Às 11 horas, os Diálogos da Preservação do Encontro de Arquivos, contará com debate com o tema “Fiaf: Comunidade e Estratégias”. Uma conversa em torno das formas de atuação da Federação neste contexto de inédita crise mundial, que demanda o fortalecimento das redes de colaboração e solidariedade. A discussão contará com a presença de Christophe Dupin – administrador sênior da Federação Internacional de Arquivos de Filmes – Fiaf |Bélgica e a mediação de Ines Aisengart Menezes – curadora Temática Preservação |SP e José Quental – curador da Temática Preservação |RJ.

O percurso da Tvdo a será o tema do Encontro de Cinema, que será realizado às 12 horas. A Roda de Conversa aborda a trajetória e as ideias da produtora independente TVdo, que na década de 1980 realizou algumas das intervenções estéticas e narrativas mais inovadoras no vídeo brasileiro e na televisão aberta. Participam do Encontro de Cinema, Ney Marcondes – diretor e roteirista de TV |SP, Paulo Priolli – jornalista multimeios |SP, Pedro Vieira – roteirista, produtor e diretor de programas de TV e documentarista |SP, Tadeu Jungle – roteirista e diretor de cinema, TV e realidade virtual |SP e Walter Silveira – diretor de conteúdo e programação de TV e rádio |DF. A mediação será de Marcelo Miranda – crítico de cinema |MG. 

Em seguida, às 14 horas, pelo Encontro da Educação, é a vez da Sessão 1 de Projetos Audiovisuais Educativos. Os projetos audiovisuais educativos vinculam telas e janelas para ver o mundo em tempo da quarentena. Esta primeira sessão conta com projetos dos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e do Distrito Federal e terá a mediação de Daniele Grazinoli |RJ e Felipe Leal Barquete |PB, coordenadores da Rede Kino.

Também às 14 horas, será realizada a 2ª Reunião de Trabalho dos Participantes do Encontro Nacional de Arquivos e Membros da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. A Assembleia Geral da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e a apresentação de relatório de atividades da ABPA 2018/2020, contará com a coordenação de Carlos Roberto de Souza – presidente da ABPA |SP e Débora Butruce – preservadora Audiovisual e vice-presidente da ABPA |SP.

A segunda Masterclass Internacional do sábado, com o tema “Cinemateca Portuguesa do Fotoquímico ao Digital”, será realizada às 16 horas. O diretor de acervo da Cinemateca Portuguesa, Tiago Baptista, é convidado a compartilhar suas reflexões sobre as ações de sua instituição no mundo digital. A presença digital da Cinemateca Portuguesa foi construída de forma gradual e consistente nos últimos anos. A pandemia de covid-19 obrigou o fechamento temporário das salas de cinema e aprofundou esse processo. O enfoque desta masterclass incide sobre os desafios para conjugar a nova dimensão do acesso digital com as missões de uma cinemateca – sobretudo em propiciar uma compreensão e uma experiência ampla do cinema. A mediação será de Ines Aisengart Menezes – curadora Temática Preservação |SP e José Quental – curador da Temática Preservação |RJ.

E às 18 horas, o Encontro de Cinema com o tema “Diferentes Perspectivas da Criação de Personagens no Documentário”, encerra a programação de discussões do sábado. Partindo dos filmes “Banquete Coutinho”; Seres, Coisas, Lugares e “As Constituintes de 88”, o debate discute as diferentes elaborações de personagens no cinema documentário. Participam da Roda de Conversa, Gregory Baltz, diretor do filme “As Constituintes de 88” |SP; Josafá Veloso, diretor do filme “Banquete Coutinho” |RJ e Suzana Macedo, diretora do filme “Seres, Coisas, Lugares” |RJ. A mediação será de Camila Vieira – curadora de Curtas da Mostra Contemporânea |CE.

Sesc Cine Live Show

A partir das 21 horas, é a vez do grupo Lamparina e a Primavera animar o Sesc Cine Live Show. A banda mineira, formada em 2017, vem de um caldeirão de influências que vão de Lenine e Nação Zumbi a Djavan e Parangolé. Tendo a cultura popular brasileira como norte e limites fluidos, o grupo mistura funk, forró, brega, maracatu e o que mais vier. Tudo nosso, tudo lindo. E o resultado é um caos harmônico, intenso, dançante e explosivo. Mas, especialmente, brasileiro. Lamparina e a Primavera é formada por Coto Delamarque (guitarra, syntetizador e vocal), Marina Miglio (vocal), Hugo Zschaber (vocal e percussão), Calvin Delamarque (baixo), Stenio Ribeiro (guitarra), Fabiano Carvalho (percussão e efeitos) e Thiago Groove (bateria). O cenário da live show gratuita é o Grande Teatro do Sesc Palladium e a apresentação estará disponível para todos através do site do evento www.cineop.com.br e pelo canal do Youtube do Sesc em Minas. 

Sobre a 15a CineOP

A 15a edição daCineOP– Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada, totalmente em ambiente digital, de 3 a 7 de setembro de 2020. A programação está estrutura em três temáticas: preservação, história e educação e o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos.

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal

Secretaria Especial de Cultura | Ministério do Turismo Governo Federal

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram@universoproducao

No YoutubeUniverso Produção

No Twitter@universoprod

No Facebookcineop / universoproducao

No LinkedInuniverso-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra