DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL

Igor Amin | MG

23 a 25 de jun de 2021 | quarta a sexta | 16h às 19h

Objetivo:

A Oficina “Desenvolvimento de Projetos de Educação Audiovisual” é direcionada para os educadores e educadoras dos ensinos infantis, fundamentais 1 e 2 e ensino médio. O público será colocado frente a frente com a linguagem audiovisual para aprenderem a desenvolver habilidades ligadas ao empreendedorismo criativo relacionados ao campo da Educação Audiovisual. Ajudará a motivar os/as participantes a tomarem consciência da importância de projetos bem implementados nas escolas. Todas e todos serão convidados a pensarem iniciativas que impactem positivamente a rotina educativa diante a reviravolta causada pela Pandemia através das telas. Serão apresentadas práticas assíncronas, síncronas, ao vivo, telepresenciais, cineclubes virtuais, cartilhas audiovisuais, filmes educativos, brincadeiras audiovisuais, entre outras ideias focadas na aprendizagem. Propostas que vão além da dimensão do ensino técnico do audiovisual, mas que também incluam uma reflexão socioambiental, sociocultural e socioemocional das tecnologias audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem de crianças, jovens e professores. Os profissionais da educação estão preparados para receberem algo que pode mudar a cultura escolar? Essa é uma oficina fundamental para quem pretende desenvolver projetos de Educação Audiovisual na escola com muita motivação.

 

Conteúdo Programático:

Dia 1: Sensibilização teórica-prática sobre a Educação Audiovisual e reflexão sobre metodologias de desenvolvimento colaborativo de projetos (3 horas).

Dia 2: Apresentação de Ferramentas e tecnologias audiovisuais de ensino-aprendizagem com o foco no desenvolvimento de atividades em projetos de Educação Audiovisual (3 horas).

Dia 3: Mentoria coletiva para desenvolvimento de propostas práticas nas escolas (3 horas).

 

Mini Currículo do instrutor

Igor Amin é Educador Audiovisual, Diretor e Empreendedor Criativo. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pela PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas na linha de Educação, Cultura e Sociedade pela UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2020) e Especialista em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro (2010). Fundou em 2006 a Comunidade de Educadores e Educadoras Audiovisuais “O que queremos para o mundo?”

 

Pré-requisito:

É de responsabilidade do aluno ter um dispositivo eletrônico para acesso (smartphone, tablet, notebook, desktop) e conexão estável de internet para participar da atividade.