ESPELHO INVERTIDO – EXERCÍCIOS (AUDIOVISUAIS) DE ESCUTA EMPÁTICA

Raquel Gandra | RJ

24 a 27 de jun de 2021 | quinta a domingo | 10h às 12h30

Objetivo:

O isolamento social pelo qual estamos passando veio intensificar uma situação de afastamento que já vinha delineando-se como “movimento natural” de nossa sociedade polarizada e pautada por valores individualistas. Sendo o Cinema uma ferramenta extremamente hábil em traduzir visões de mundo, a Oficina “Espelho Invertido – exercícios (audiovisuais) de escuta empática” propõe um espaço que usará o diálogo como alicerce para a elaboração audiovisual.

Através de conversas, experimentações e trocas, teoria e experiência se tornarão matéria prima para a realização de exercícios audiovisuais pautados pela escuta e pela fabulação de si e do outro.

Na oficina serão exibidos e analisados trechos de filmes que conectam o individual e o outro/o coletivo e demonstram diferentes maneiras de expressar tais relações, oferecendo uma gama de referências aos participantes que servirão de pauta para a reflexão e base de criação.

 

Conteúdo Programático:

Dia 1 – Apresentação da proposta e debate em torno do que cada um entende por escuta empática. Atividade de partilha de experiências e memórias pessoais. Reflexões em torno do “eu” e do “outro” e das relações estabelecidas entre realizador e “personagem” na forma do documentário ao longo da história do cinema. Primeiros exemplos de trechos audiovisuais.

Dia 2 – Divisão do grupo em duplas ou trios para co-criação de tarefa a ser entregue no último dia de oficina. Atividades de escuta e relatos de histórias. Exibição de exemplos de filmes centrados em troca de correspondências audiovisuais e em usos de imagens de arquivo pessoais, e breve exercício de escrita.

Dia 3 – Conversa em torno da ética no documentário. Mais exemplos de trechos de longas e curta-metragens. Explicações técnicas básicas de captação de imagem/som e edição para facilitar a realização dos exercícios finais.

Dia 4 – Apresentação dos exercícios e avaliação de todos sobre a atividade.

 

Mini Currículo da instrutora:

A artista visual Raquel Gandra (Rio de Janeiro, Brasil, 1986) desenvolve o seu trabalho através de diversos meios e formatos, construindo a sua trajetória de estudo e prática em cinema e vídeo, fotografia e arte. Formada em Comunicação Social (2004-2010) e Mestre em Belas Artes, ambas pela UFRJ (2014-2016), trabalhou em diversas áreas e funções do audiovisual e realizou mais de 10 curta-metragens independentes, selecionados para exibição em diversos Festivais de Cinema no Brasil e no mundo.

 

Pré-requisito:

É de responsabilidade do aluno ter um dispositivo eletrônico para acesso (smartphone, tablet, notebook, desktop) e conexão estável de internet para participar da atividade.