TECENDO MEMÓRIAS EM IMAGENS E SONS [VAGAS ESGOTADAS]

Eduardo de Souza de Oliveira | SP

23 a 25 de jun de 2021 | quarta a sexta | 9h30 a 12h30 (quarta e quinta) e 9h30 às 11h30 (sexta)

Objetivo:

A oficina Tecendo Memórias em Imagem e Sons tem como proposta oferecer instrumentais teóricos e práticos para projetos de curtas-metragens, focado no trabalho com imagens de arquivo. Utilizando como material principal as imagens de arquivo próprias (fotos ou vídeos), o objetivo da oficina é proporcionar condições de realização de curtas-metragens que visem abordar as memórias dos (as) participantes com recorte em acontecimentos pessoais específicos, histórias individuais ou memoriais de lugares/grupos/comunidades. A ideia central da oficina é que os participantes sejam estimulados a refletir sobre o poder das imagens que evocam o passado, a necessidade de registro para os que nunca fizeram parte da “história oficial” e a possibilidade de narrativas audiovisuais que constroem e reconstroem múltiplas visões sobre o passado, seja no âmbito particular ou coletivo.

 

Conteúdo Programático:

Primeiro encontro: noções básicas de cinema, em especial no campo do documentário; reflexão sobre as imagens de arquivo através da exibição de trechos de diferentes filmes, reflexão teórica sobre o significado do uso de imagens de arquivos em filmes.

Segundo encontro: elaboração de roteiro/escaleta de montagem; trabalho com sons; noções de pesquisa e trabalho com imagens de arquivo: found footage e imagens da internet; montagem/edição de vídeo no software de edição.

Terceiro encontro: finalização de exercícios de edição/montagem; conversa sobre os projetos de curtas metragens de cada participante.

 

Mini Currículo do instrutor:

Eduardo de Souza de Oliveira é mestre em Imagem e Som pela UFSCar e bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP. Em 2015, lançou seu primeiro documentário “Moras à Luta”, selecionado para o Festival Internacional de Cinema Ambiental e Diretos Humanos (ECOCINE) no mesmo ano e integrou oficialmente a 9ª Mostra Luta de Audiovisual do ano seguinte. Participou do módulo I e II de oficina de audiovisual da Associação Kinoforum na cidade de São Paulo, com especialização em roteiro.

 

Pré-requisito:

É de responsabilidade do aluno ter um dispositivo eletrônico para acesso (smartphone, tablet, notebook, desktop) e conexão estável de internet para participar da atividade.

 

Observação:

Durante as oficinas será utilizado um software que desempenha melhor em computadores com memória igual ou superior a 8GB. Recomendado que o aluno tenha um aparelho com essas configurações para participar da oficina.