O FUTURO DA PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL COMEÇA NO PRESENTE

“Quando o futuro parece incerto, há um recurso de que se pode lançar mão para torná-lo mais palpável: olhar para o presente em perspectiva crítica, de modo a desvendar suas estruturas e vislumbrar o rumo presumível das transformações.
Daniela Ghezzi (2022)

Falar sobre patrimônio é, como sabemos, uma ação do presente voltada para o passado. É no hoje, no momento presente, que reafirmamos, reformulamos e redefinimos o que é ou não patrimônio, indicando caminhos para que aquilo que desejamos que seja preservado e valorizado e que no futuro seja compreendido como patrimônio cultural. Nesse sentido, observar ao nosso redor, estar atento ao que está acontecendo no mundo, é uma ação fundamental para compreendermos os futuros possíveis do patrimônio audiovisual.

Evidentemente, escolhas e recortes são feitos nesse processo de abordagem do tempo presente. Com que chave buscamos olhar? Quais recortes, temas ou aspectos devemos nos debruçar e privilegiar? Que elementos e discussões do mundo contemporâneo têm nos instigado e revelado desafios, aspirações e problemas?

Entre as diversas possibilidades que estão em pauta, nesta edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, decidimos adentrar pela porta da tecnologia, em particular pelo impacto (revolução?) trazido pela Inteligência Artificial e pelos desafios que ainda persistem na implementação das tecnologias digitais nas diversas áreas da preservação audiovisual. Dados da FIAT (Federação de Arquivos de TV e mídias) mostram que grande parte das televisões ao redor do mundo utilizam algum tipo de inteligência artificial generativa em seus trabalhos cotidianos, a restauração de filmes também já começa a fazer uso desta tecnologia. E no Brasil, em que estágio estamos?

A curadoria da Temática Preservação da 19° CineOP vai olhar para o presente para poder vislumbrar um futuro do setor frente à implementação destas novas tecnologias. Mas também vai propor um diálogo transversal, dando voz aos diversos atores do campo da preservação audiovisual e suas diferentes ações para a valorização do patrimônio audiovisual brasileiro. A ampliação e desenvolvimento das redes de arquivos também é fundamental para uma perspectiva de futuro da área. Novas associações e redes têm sido criadas com este objetivo. Quais são estas redes e suas propostas de trabalho? Como potencializar as trocas teóricas e técnicas entre as instituições? Levantar esses questionamentos e encorajar novas perspectivas são os desafios que a curadoria de preservação se propõe.

José Quental
Vivian Malusá

Curadores | Temática Preservação