20 ANOS DE CINEOP SÃO CELEBRADOS COM FESTA E HOMENAGENS NA PRAÇA TIRADENTES
Publicado em 27 jun 2025Em festa por seus 20 anos, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto promoveu sua cerimônia oficial de abertura na noite de quinta-feira, 26/6, numa lotada Praça Tiradentes, no centro histórico da cidade mineira.
Com a presença de público, jornalistas e autoridades, como Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual, Eliane Parreiras, secretária de Cultura de Belo Horizonte, e Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a cerimônia celebrou as duas décadas do evento e frisou sua missão de promover a preservação, história e educação audiovisual.
A abertura oficial foi declarada por Joelma Gonzaga, que destacou a relevância da CineOP como marco nas discussões que adota. A secretária desembarcou da Nigéria, onde assinou acordos de coprodução em nome do governo brasileiro, e enfatizou a importância de salvaguardar o patrimônio cinematográfico. “A preservação é um pilar fundamental do nosso audiovisual, e a CineOP é essencial para essa missão”, afirmou.
A abertura seguiu com a entrega do Troféu Vila Rica de Preservação ao professor João Luiz Vieira, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Reconhecido por sua trajetória de 40 anos na formação de cineastas e críticos, João é figura onipresente em anos de mostra.
O professor Rafael de Luna Freire, ao apresentar o homenageado, destacou sua influência transformadora: “João ensinou milhares de pessoas a fazer filmes, a escrever livros e críticas, a amar o cinema brasileiro”. Emocionado, João dedicou o prêmio aos alunos presentes, “que apontam para o futuro do cinema e da preservação”.
O Troféu Vila Rica de Educação foi entregue à professora Maria Angélica dos Santos, celebrada por sua dedicação à alfabetização audiovisual. A curadora Adriana Fresquet a descreveu como “uma fada que coloca as crianças em contato com o cinema” e exaltou o trabalho de Maria Angélica na formação de novas gerações.
A homenageada, frequentadora da CineOP desde 2008 nos Encontros de Educação, reconheceu a importância da mostra: “Este evento é fundamental para construir, juntos, políticas de educação audiovisual que transformam vidas.”
Por fim, foi entregue o Troféu Vila Rica à atriz Marisa Orth, homenageada pela temática do humor feminino no cinema brasileiro. No palco estiveram seu filho e a cineasta Anna Muylaert, parceira de vários trabalhos.
Orth exaltou o cinema como espaço essencial de construção de sua carreira. “Ser reconhecida como artista e fazer parte de um evento tão importante é um sonho realizado”, exaltou.
A noite ganhou um tom festivo quando Marisa Orth cantou “Todas as Mulheres do Mundo”, de Rita Lee, enquanto a atriz Inês Peixoto, uma das apresentadoras, enumerava nomes do passado e do presente de mulheres comediantes na história do audiovisual brasileiro.
A 20ª CineOP segue até 30 de junho com uma programação gratuita de 144 filmes, debates, oficinas e atrações artísticas.
INFORMAÇÕES
Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no site oficial.
Acompanhe também pelas redes sociais:
Instagram: @universoproducao
Facebook: @cineop
YouTube: Universo Produção
Twitter: @universoprod
LinkedIn: universo-produção
SERVIÇO
20ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO25 a 30 de junho de 2025
Centro de Artes e Convenções da Ufop
Praça Tiradentes
Cine- Museu da Inconfidência
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Patrocínio: Caixa, Itaú, Codemge/Governo De Minas Gerais
Parceria Cultural: Sistema Fecomércio MG / Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto e Instituto Universo Cultural
Idealização e Realização: Universo Produção
Ministério da Cultura/Governo Federal/União e Reconstrução
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Universo Produção| (31) 3282.2366/ 9 9534-6310 – Laura Tupynambá | imprensa@universoproducaocom.br
Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/
Luz Comunicação
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação