A RAINHA DIABA | CASE DE RESTAURO
Exibição da nova versão digital do clássico de Antonio Carlos da Fontoura, recentemente digitalizado a partir dos negativos em 35mm preservados no Arquivo Nacional e de uma cópia 35mm preservada pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv). Estrelado por Milton Gonçalves, A Rainha Diaba é um marco do cinema da década de 1970 que completa 50 anos em 2023 e uma referência importante para o cinema queer brasileiro. Nesta edição da CineOP, o público terá a oportunidade de assistir ao filme e debater o processo de digitalização da obra com o diretor e a equipe técnica que coordenou o trabalho.
SESSÃO VER OUVIR
Apresenta filmes que se relacionam, de maneiras distintas, com a trajetória e as obras de três importantes artistas. O desenhista e pintor Mira Herschmann (ou Gerchman) tem sua biografia e criações apresentadas pela dupla de diretores Rubens Gerchman, seu filho, e João Carlos Horta em Mira, um Imigrante (1903-1978). Horta, importante diretor e diretor de fotografia, falecido em dezembro de 2020, também assina Perto de Clarice, a partir de depoimentos de amigos e de uma entrevista concedida pela escritora Clarice Lispector à TV Cultura meses antes de sua morte. Os dois filmes foram recentemente digitalizados a partir de materiais preservados pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv), instituição pública que conserva um importante acervo de cinema brasileiro. A digitalização de Perto de Clarice foi realizada pelo Instituto Moreira Salles, enquanto a digitalização de Mira, um Imigrante (1903-1978) foi realizada pela família Gerchman. Encerra a sessão o média-metragem Lygiapape, da cineasta Paula Gaitán, gravado em Umatic, que parte das instalações da artista plástica Lygia Pape para recriar seu universo visual e sonoro em vídeo.
SESSÃO BRAZILIAN FILM & VIDEO PRESERVATION PROJECT | ANNA BELLA GEIGER
Apresenta obras da artista Anna Bella Geiger restauradas pelo projeto de preservação Brazilian Film and Video (BFVPP), iniciativa focada na produção brasileira de filmes e vídeos de arte do período 1960 a 1984. As obras de Geiger apresentadas neste programa, datadas da década de 1970, foram produzidas em vídeo (Centerminal, Passages I e Local da Ação) e em portapak (Declaração em Retrato I), sistemas de gravação que revolucionaram a arte. Estas obras são complementadas, no programa, pelo documentário Anna Bella Geiger (2023) dirigido por Vivian Ostrovsky, que contextualiza as obras na carreira da artista e no cenário artístico e político brasileiro, em meio à Ditadura Civil-Militar.
SESSÃO MUSEU DA MARÉ
Três obras do acervo do Museu da Maré, no Rio de Janeiro. Fundado em 2006, o Museu tem uma importante coleção de documentos sobre a história do Rio de Janeiro e dessa comunidade, como o filme em Super 8 intitulado Rola-Rola na Maré. Rodado no mês de maio de 1977, apresenta as diversas paisagens do território e uma tecnologia de transporte de água potável desenvolvida pela comunidade. O documentário Joga a rede no mar: histórias e memórias dos pescadores da Maré, de 2011, detém-se sobre a relação da comunidade com a pesca artesanal. O Museu também realiza um projeto audiovisual intitulado Contos e Lendas da Maré. Um exemplo dessa produção é O Casamento na Palafita, um curta-metragem de ficção que reencena com humor uma das histórias da comunidade.