23/06 | domingo | 18h – Sesc Cine Lounge Show – Centro de Artes e Convenções

Pelo terceiro ano consecutivo acontece a Festa Junina da CineOP, que integra a Mostra Valores da 19ª CineOP e reúne grupos artísticos e instituições sociais de Ouro Preto para participarem desse dia festivo, numa ação conjunta que valoriza a arte, o sabor e a tradição, num gesto de solidariedade e coletividade.

18ª CINEOP – Festa Junina da CineOP – Foto Jackson Romanelli/Universo Produção

BARZIM DA ESQUINA

“Da nossa família para sua família.” Essa é a missão do bar. Fundado em 2016, o Barzim da Esquina compartilha os sabores mineiros repletos de amor e carinho, da família, com os clientes. Em um ambiente familiar e superacolhedor, oferece afeto em forma de comida.

ARRAIÁ DA RUA GRANDE

O Arraiá da Rua Grande é um grupo de adultos e adolescentes do distrito de Antônio Pereira que se juntaram para continuar a tradição da dança que, desde 2018, dançam nas festas juninas e julinas do distrito. São cerca de 20 pares que buscam, por meio dos passos, reinventar a maneira de dançar quadrilha, mas sem deixar as tradições de lado. A intenção é fortalecer a cultura local e trazer outras culturas para jovens e adultos.

QUADRILHA PÉ DE MOLEQUE

Foi fundada em 2005, no bairro Santa Cruz, em Ouro Preto, por Antônio dos Reis Pereira, mais conhecido como Antônio Batata, que logo depois passou a responsabilidade para sua filha, Marcília da Silva Pereira Mendes, sendo a coordenadora e responsável pela quadrilha.

O nome da quadrilha foi criado pelo fato de as ruas do bairro serem feitas de pedra na época, e os meninos gostavam de ensaiar descalços, sendo assim foi dado o nome de Pé de Moleque. Atualmente o grupo contém 11 pares e já participou de competições no Arraial de Belô (Belo Horizonte) e em diversos lugares de Ouro Preto e distritos. A Pé de Moleque é uma quadrilha típica, tradicional e coreografada. Ao comando, a marcadora Marcília e seus componentes levam aos espectadores alegria e animação a cada apresentação.

A Festa Junina da CineOP vai beneficiar quatro instituições sociais de Ouro Preto que estarão com barraquinhas no evento. Conheça as instituições que serão beneficiadas:

INSTITUTO TRAMPOLIM

O Instituto Trampolim é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento da Ginástica de Trampolim para crianças e adolescentes do município e região. Nosso objetivo principal é acolher esses jovens, promovendo a prática esportiva saudável, a integração, a qualidade de vida, a cultura e o lazer. Em funcionamento há 22 anos, o projeto tem revelado inúmeros talentos, com alunos se destacando em competições estaduais, nacionais e internacionais desde 2005. Atualmente, atendemos 230 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos.

GRUPO ESPÍRITA NOVO SOL BRILHANTE

Entidade sem fins lucrativos, fundada em 1981, que pratica a caridade espiritual, moral e material com fundamento nos princípios que regem a doutrina espírita. Promove campanhas para ajudar obras assistenciais de caráter beneficente e filantrópico, de amparo à infância, ao enfermo e à velhice. Não tem sede própria e tem funcionado em salões cedidos ou alugados, o que limita o cumprimento de suas finalidades.

COLETIVO DE MÃOS DADAS

O coletivo De Mãos Dadas reúne diversos colaboradores e entidades, desde 2020, arrecadando alimentos, roupas, móveis, remédios, materiais de construção para famílias carentes de Ouro Preto, na sede e nos distritos. O coletivo busca aproximar as pessoas que necessitam daqueles que podem ajudar. “Quem tem fome tem pressa”, e quem é solidário estende a mão. As atividades são coordenadas por Marilda Dionísia da Silva Costa e executadas por muitas mãos e corações.

ESCOLA MUNICIPAL PADRE CARMÉLIO AUGUSTO

O Instituto Barão de Camargos funcionava à Rua D. Helvécio, 428, Bairro das Cabeças, para atender os alunos internos da Febem e em 1997, seguindo a política do estado, foi municipalizado, tomando a denominação de Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira. No ano de 1994, a Prefeitura tomou posse do novo prédio, situado à Rua Padre Carmélio, 100, bairro São Cristóvão, onde a escola passou a funcionar. Em 2011, devido à estrutura da encosta do prédio estar abalada, a escola voltou ao prédio da antiga Febem, retornando em 2015, após a construção de um anexo ao prédio antigo, no bairro São Cristóvão. Em 2018, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto promoveu uma grande reforma, demolindo a parte condenada, construindo uma quadra, fazendo o fechamento ao entorno do prédio, além de outras diversas melhorias. Em janeiro de 2022, após sofrer graves abalos devido às fortes chuvas, o prédio foi condenado pela Defesa Civil. Desde então, a escola está funcionando, provisoriamente, no prédio da antiga Santa Casa, aguardando a construção de uma nova sede.