23/06 | domingo | 12h30 –  Hall de Convivência – 2º andar – Centro de Convenções

LIVROS IMPRESSOS – LANÇAMENTO PRESENCIAL

A FORMA REALIZADA – O CINEMA DE ANIMAÇÃO

Autor: Dean Luis Reyes
Editora: Pimenta Filmes e Edições

O livro explora a evolução da animação, destacando figuras icônicas como Osamu Tezuka e Hayao Miyazaki, e analisando a diferença entre mangá e anime e seu impacto no Ocidente. Inclui análises de obras de animadores como Juan Padrón, Yuri Norstein, e os irmãos Quay, além de abordar a transição para o cinema digital e obras de autores contemporâneos que utilizam animação. Uma extensa bibliografia e um glossário de termos técnicos completam o volume.

A ARTE DA CRÍTICA

Autor: Luiz Zanin Oricchio
Editora: Letramento

Um dos principais nomes da crítica de cinema no Brasil, Luiz Zanin Oricchio traz importantes reflexões sobre a atividade no livro “A Arte da Crítica”. A partir de sua experiência de mais 30 anos como crítico do jornal “O Estado de São Paulo” e da cobertura de dezenas de festivais no país e no exterior, Zanin busca responder, com uma escrita ao mesmo tempo leve e elaborada, questões fundamentais sobre o exercício da atividade: O que é a crítica de cinema? Qual é a sua finalidade? A que estilo de escrita deve pertencer? O que é preciso para ser um crítico?

A IMAGEM EMARANHADA – TERRITÓRIOS E SINGULARIDADES EM CINEMA E EDUCAÇÃO

Autor: Gustavo Jardim
Editora: Multifoco

O livro explora a interseção entre cinema e educação, sob a perspectiva das pedagogias críticas e da experimentação audiovisual. Analisa como filmes experimentais abordam questões específicas de aprendizagem, oferecendo uma visão das dinâmicas que moldam territórios em transformação. A obra promove uma reflexão sobre a produção de conhecimento e a criação audiovisual, destacando a temporalidade do acontecimento e sua influência nos modos de experimentação cinematográfica e na produção de singularidades.

A PRESENÇA DOS APARELHOS E DISPOSITIVOS ÓPTICOS NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX

Autor: Maria Cristina Miranda da Silva
Editora: Multifoco

Este estudo investiga o uso de aparelhos ópticos no Rio de Janeiro do século XIX, focando em usuários, difusores e contextos sociais. Analisando pedidos de licença e anúncios entre 1830 e 1890, os resultados mostram a popularização desses dispositivos, especialmente em festas de rua, e destacam a chegada precoce da fotografia e da estereoscopia pelo fotógrafo Revert Henrique Klumb. Anúncios do Almanak Laemmert (1844-1889) mapeiam estabelecimentos que importavam e vendiam esses aparelhos, evidenciando sua importância histórica e social.

CADERNOS DA ALICIA. VOL. 1: LINGUAGEM DO CINEMA | VOL. 2: FILMES | VOL. 3: DOZE JOGOS

Autora: Alicia Vega
Editora: Multifoco

A coleção é organizada em uma caixa que contém três volumes, sendo o primeiro, “Linguagem Cinema”, o mais denso teoricamente e sugerido como leitura inicial. O volume “Filmes” apresenta uma curadoria de filmes trabalhados no taller, com dados da época, local, realizadores, contextos e curiosidades. Já o livro “Doze Brinquedos” oferece instruções claras e desenhos prontos para recortar e montar, sendo um material valioso para as oficinas de Alicia, pesquisadora e professora de cinema chileno. Seu trabalho destaca-se pela valorização do cinema como método de transformação social, especialmente em talleres com crianças de populações vulneráveis, enfatizando a “dignidade humana” em cada atividade.

CTRL + ALT + TECNOPOLÍTICAS: UM LABORATÓRIO DE CINEMA NA ESCOLA PÚBLICA

Autora: Katharine Rafaela Diniz Nunes
Editora: Multifoco

Em uma formação de professores de escola pública, surge um laboratório de cinema que transforma a escola em um espaço de criação e discussão sobre filmes contemporâneos. O laboratório aborda aspectos locais de comunidades ameaçadas por grandes corporações e usa softwares livres e princípios de soberania tecnológica para resistir à monocultura digital. Atendendo às leis 13.006/14 e 14.533/23, que regulamentam a exibição de filmes nacionais e a Política Nacional de Educação Digital, o projeto contribui para o debate sobre o papel das tecnologias audiovisuais na educação, destacando suas potencialidades éticas e estéticas.

MEMÓRIAS DE LUZ E SOM: O CINEMA DE WONG KAR-WAI PELO PRISMA DE GILLES DELEUZE

Autora: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho
Editora: Multifoco

Inspirado por Alain Bergala, este livro estuda a obra do cineasta chinês Wong Kar-Wai, famoso por “Amor à Flor da Pele,” “2046,” e “Amores Expressos.” Wong é conhecido por combinar elementos visuais e sonoros com narrativas sobre desencontros amorosos, provocando reflexões sobre estética e cultura. A análise é fundamentada nas teorias de Gilles Deleuze, especialmente suas obras “Imagem-movimento” e “Imagem-tempo.” O livro é uma versão revisada da tese de doutorado da autora, defendida em 2009 na Université de Montréal, Canadá.

NOS RASTROS DE LIMITE UM ESTUDO DE CASO NA HISTÓRIA DA PRESERVAÇÃO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO NO BRASIL

Autor: Alexandre Vasques
Editora: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Considerado o primeiro filme experimental da América Latina, “Limite” (1931) de Mário Peixoto é essencial na história do cinema brasileiro. Alexandre Vasques, em “Nos Rastros de Limite,” analisa materiais fílmicos nos acervos da Cinemateca do MAM e da Cinemateca Brasileira, e explica termos técnicos de preservação e restauração de filmes. O livro também examina materiais de imprensa da época, destacando os agentes envolvidos na restauração da película e discutindo a interligação entre historiografia e políticas do cinema brasileiro.

REVISÃO DE FILMES: MANUAL BÁSICO

Autora: Natália de Castro
Editora: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Um guia prático para a preservação audiovisual, baseado na experiência de Natália de Castro em arquivos fílmicos. O livro apresenta diretrizes claras para identificação, avaliação e conservação de filmes, com mais de 150 imagens e modelos de boletins de revisão. Essencial para profissionais e estudantes da área, oferece insights sobre práticas de preservação no Brasil e no exterior, com foco no trabalho da Cinemateca do MAM.

DIVERSIDADE NA ANIMAÇÃO BRASILEIRA

Autor: Sávio Leite
Editora: MMARTE

O livro apresenta análises da animação brasileira por diversos autores, além de entrevistas com expoentes da animação independente do Brasil, oferecendo um amplo panorama dessa produção e de seus criadores.

EM REDOR DAS INFÂNCIAS: PENSAR COM FILOSOFIA, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Autor: Tiago Almeida
Editora: NEFI Edições

O livro aponta para a necessidade de questionar nossas concepções sobre a educação da infância, destacando como nossa visão histórica da criança influencia a maneira como educamos e nos relacionamos com elas. Propõe-se uma reflexão crítica que valoriza a experimentação e a oportunidade de explorar o mundo de forma estética e pessoal, sugerindo a abertura para novas práticas educativas.

FILME MARCADO PARA MORRER: CINEMA, EXPERIÊNCIA E TRANSMISSÃO

Autor: Leonardo Velasco
Editora: Multifoco

O livro explora as relações entre a escrita e o cinema, utilizando o filme “Cabra marcado para morrer” de Eduardo Coutinho como estudo de caso. A pesquisa, fundamentada na psicanálise, busca extrair elementos da produção do filme que reflitam a marca do trauma e sua transmissão para o discurso social.

GUIA DE ANÁLISE E LICENCIAMENTO DA MIDIATECA CAPIXABA

Autores: João Alexandre Peschanski, Alice de Perdigão Lana, Mariana Giorgetti Valente, Victor Pavarin Tavare e Sandra Schmitt Soster
Editora: Wiki Movimento Brasil

Este guia visa dar suporte às instituições de memória que compõem a Midiateca Capixaba por meio da recomendação de boas práticas e propostas de caminhos para o licenciamento dos acervos. Isso será feito a partir de uma interpretação sistemática da legislação, da jurisprudência, da doutrina e dos usos e costumes do setor cultural.

GUIA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS LEIS DE INCENTIVO E FUNDOS DE FINANCIAMENTO

Autor: Guilherme Fiuza Zenha e Julia Nogueira
Editora: Fogueira Filmes

É um manual voltado para produtores audiovisuais. Escrito por Guilherme Fiuza Zenha e Júlia Nogueira, o guia contempla desde os passos básicos para aprovação de projetos em Leis de Incentivo até a elaboração de projetos mais complexos para participar de editais públicos e fundos de financiamento nacionais. Além disso, traça o perfil dos investimentos, políticas de investimento e histórico dos editais públicos brasileiros.

IMAGENS ((ECOS)) : ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO COM EDUCAÇÃO E CINEMA

Autora: Fernanda Omelczuk
Editora: Multifoco

Ensino, pesquisa e extensão se encontram e se fortalecem na organização deste livro que reúne os trabalhos de partilha e análise das experiências de alunos, professores e comunidade junto ao programa de extensão Educação, cinema e outros territórios ECOS da Universidade Federal de São João del Rei. O ECOS realiza desde 2018 cineclubes e experimentações cinematográficas com crianças, jovens e idosos de diferentes territórios da cidade de São João del-Rei – Minas Gerais.

MONTAULAS: CENAS DE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL COM CRIANÇAS

Autora: Liana Lobo
Editora: Multifoco

Este livro apresenta a experiência de uma professora que realiza produções cinematográficas com seus alunos, destacando a contribuição dessa prática para a educação básica, especialmente na Educação Audiovisual.

O QUE SE APRENDE QUANDO SE APRENDE CINEMA NO HOSPITAL?

Autora: Fernanda Omelczuk 
Editora: Editora UFPR

Este livro compartilha a experiência do cinema no ambiente hospitalar no Brasil e em Cuba, destacando como as crianças se reinventam na relação com as imagens e como o ambiente acolhe as interferências sensoriais. Ele convida à experimentação com o cinema, mostrando a multiplicidade de práticas, redes, afetos e resistências que essa experiência proporciona.

10 ANOS DA LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL DA UFF

Autor: MACHADO, E.S, LEOCADIO, J. L , BRAGANÇA, M de (Org)
Editora: Selo PPGCine – UFF

O livro reúne autores e autoras que refletem sobre o Curso de Licenciatura de Cinema e Audiovisual da UFF a partir do seu envolvimento e experiências com e no curso durante os 10 anos.

CADA UM COM SEU CINEMA

Autor: Valeska Fortes
Editora: Multifoco

Este livro reúne reflexões de pesquisadores sobre cinema e imaginário, destacando filmes que os impactaram. Influenciados por pensadores como Nietzsche e Foucault, os textos refletem o trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS/UFSM) ao longo de 30 anos. O convite ao leitor é experimentar o imaginário do cinema, sua produção e vida.

CARTOGRAFIAS CINEMATOGRÁFICAS: AS CIDADES NO CINEMA CONTEMPORÂNEO DA ÁFRICA AUSTRAL

Autor: Marcelo Esteves
Editora: Multifoco

Com o fim do apartheid na África do Sul (1994) e as independências de Moçambique (1975) e Zimbabwe (1980), as cidades, territórios marcados pela segregação perpetrada pelo colonizador, passam a atrair a atenção de cineastas locais, ao se transformarem no palco de acirrados debates acerca da segregação racial e espacial, do direito à moradia, da mobilidade, da relação campo-cidade, do embate entre tradição e modernidade. Partindo da indagação “o que filmam os diretores africanos contemporâneos quando, hoje, apontam suas câmeras para as cidades”, este livro empreende uma viagem investigativa por Johannesburgo, Maputo e Harare através de filmes realizados na África Austral. 

CINEMA E ENSINO DA ARTE: POSSÍVEIS TRIANGULAÇÕES

Autor: Luciano de Melo Dias 
Editora: Multifoco

O livro explora o uso do Cinema e Audiovisual no ensino de Arte na educação básica. Dividido em duas partes, a primeira aborda os documentos legais que definem o campo do ensino da arte e o papel do educador audiovisual. A segunda analisa práticas de cinema na escola, destacando diferentes momentos do cinema e suas características técnicas e expressivas.

PESQUISAS EM ANIMAÇÃO: CINEMA E POÉTICAS TECNOLÓGICAS

Organizadores: Mariana Ribeiro Tavares e Maurício Silva Gino 
Editora: Ramalhete

O livro apresenta pesquisas recentes realizadas no Brasil sobre o Cinema de Animação e suas interfaces com outras linguagens artísticas, especialmente com as artes digitais. É organizado em três partes. Na primeira delas, os capítulos percorrem aspectos históricos da animação; a segunda parte traz textos relacionados aos processos técnicos; e a terceira parte trata das interfaces com as poéticas tecnológicas. Procura-se desta forma contribuir para a animação de forma expandida, abrindo perspectivas e impulsionando novas pesquisas na área.

REVELANDO E INVENTANDO BRASIS – O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE INVENÇÃO DE MUNDOS

Autor: Marcia Medeiros
Editora: Multifoco

Este livro, uma versão editada da dissertação de mestrado do PPGCINE-UFF (2018-2021), explora o projeto Revelando os Brasis. A pesquisa cartográfica abrangeu a realização de três curtas-metragens: “A Encomenda do Bicho Medonho” de André da Costa Pinto, “A Sússia” de Lucrécia de Moura Dias e “A Viagem de Seu Arlindo” de Sheila Altoé. Inclui trabalho de campo, entrevistas e registros audiovisuais, destacando como o projeto promove a criação cinematográfica.

VER E CRIAR IMAGENS: EXPERIÊNCIAS COM CINEMA-EDUCAÇÃO EM SERGIPE

Autor: Raul Marx
Editora: Multifoco

A pesquisa analisa o impacto do cinema na educação, baseada em dois anos de atividades do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo foi entender a prática educativa e refletir sobre a interação entre cinema, estudantes, professores e a escola. As conclusões destacam as novas perspectivas trazidas por filmes e pela diversidade de participantes.

HISTORIES OF CHILDREN’S TELEVISION AROUND THE WORLD

Organizador: Yuval Gozansky 
Editora: Peter Lang

O livro aborda a televisão infantil desde seus primórdios até a era digital, oferecendo novos insights sobre a cultura midiática infantil. Destinado a estudiosos, estudantes e profissionais que trabalham com crianças, o livro apresenta uma diversidade de conhecimentos sobre os contextos culturais, sociais, políticos e econômicos dos programas televisivos infantis, incluindo um capítulo brasileiro que destaca a importância da programação infantil para inspirar, entreter, educar e informar seu público jovem.

www.peterlang.com
30% de desconto de 20 de junho de 2024 a 4 de julho de 2024 com o código HCTW24

LABORATÓRIO E ARQUIVO DE IMAGEM E SOM: TRAJETÓRIAS DE GRUPOS E PESQUISAS

Autor: Clarisse Alvarenga
Editora: LAPA

O livro “Laboratório e Arquivo de Imagem e Som: trajetórias de grupos e pesquisas” reúne pesquisas da Faculdade de Educação da UFMG dos últimos 20 anos. Com contribuições de 18 pesquisadores, a obra explora arquivos de imagens e sons, práticas pedagógicas e metodologias diversas. Apesar das abordagens variadas, os relatos destacam um objetivo comum: a construção de um patrimônio público através da pesquisa e do uso de imagens e sons.