masterclass internacional; preservação

José Manuel Costa

Portugal
28 de junho - sábado 16h30 às 18h30 Auditório I - 2º andar - Centro de Convenções Carga horária: 2h Faixa etária: a partir de 18 anos 40 vagas
Inscreva-se

Objetivo

Reflexão sobre o papel das cinematecas e arquivos audiovisuais enquanto espaços ativos de construção da memória coletiva. Mais do que repositórios de obras, esses lugares tornam-se territórios de mediação cultural, onde a preservação, a investigação, a curadoria e a exibição se entrelaçam com os processos de identidade, pertencimento e resistência. A partir de sua experiência na gestão de acervos, na formulação de políticas públicas para o setor e de sua vigorosa cinefilia, o convidado abordará os desafios contemporâneos da preservação, as estratégias de acesso e difusão, e a relevância dos arquivos audiovisuais no fortalecimento da cidadania e do pensamento crítico em tempos de crise da memória.

Mediação: Vivian Malusá – curadora da Temática Preservação | DF

Currículo

Diretor da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema em 2014-2024. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, ocupou vários cargos na Cinemateca, onde exerceu funções desde 1975 e foi responsável pelo projeto e edificação do ANIM (Dept. Arquivo Nacional das Imagens em Movimento). Foi membro do Comité Executivo da FIAF (Federação Internacional dos Arquivos de Filmes) em 1993-95. Presidiu ao Projecto LUMIÈRE do Programa MEDIA I em 1991-95 e ao Comité Executivo da ACE (Associação das Cinematecas Europeias) em 1996-1998, tendo sido membro deste Comitê até 2005. Em 2024 foi eleito Membro Honorário da FIAF. Ensinou História do Cinema e Documentário na F.C.S.H. da U.N.L. (1989-2019) e na ESTA do Instituto Politécnico de Tomar (2008-2010). Atualmente ensina Museologia Cinematográfica no mestrado em Patrimônio Cinematográfico e Audiovisual da Universidade Lusófona, em Lisboa. Foi cofundador do Doc’s Kingdom-Seminário Internacional de Cinema Documental, que dirigiu ou codirigiu de 2000 a 2013. Entre outros escritos, é autor/editor de monografias sobre David W. Griffith, Robert Flaherty, Joris Ivens e Cinema Indiano, e coautor de obras sobre Frederick Wiseman e Cinema Chinês.